A luta de pequeno Davi contra o gigante Golias, retratada nas escrituras sagradas, pode ser remetida à briga que é travada entre o prefeito de Baixo Guandu, Neto de Barros (PCdoB) e a mineradora Samarco. Até então sem pouca expressividade, Neto começou a ganhar destaque na mídia após bater de frente com a empresa após o desastre ambiental causado pelo rompimento das barragens. O município administrado por ele será um dos atingidos pela lama que, segundo ele, vem carregada de todos os elementos da tabela periódica. Em ano véspera de eleições municipais, Neto passou a surfar na onda da lama e decidiu enfrentar os empresários do minério.
Protesto
Sua ação mais enérgica foi de promover um protesto para fechar a ferrovia da Vale, que liga Vitória a Minas, e por onde são transportados os minérios de ferro. Neto cedeu tratores da prefeitura para interditar os trilhos. A manifestação ganhou apoio popular e, também, claro, pode lhe render alguns votos. Mas o prefeito tem dito que o objetivo é cobrar explicações da Samarco, já que até agora pouco se tem dito por parte da empresa sobre as consequencias da tragédia.
Menos minério
Lideranças políticas do Estado já comentam que não vai ser fácil para a Samarco se reerguer depois dessa tragédia, principalmente porque com a produção praticamente parada não haverá recursos para as multas aplicadas e despesas para a recuperação do prejuízo causado às cidades vítimas da lama. Alguns já falam até em falência…
Natal ostentação
Mesmo com dificuldades financeiras, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, conseguiu construir a terceira maior árvore de Natal do país e deixar o município preparado para a chegada do Papai Noel. Com cinco metros a mais de altura que a primeira edição, realizada em 2014, esta árvore terá altura equivalente a um prédio de 15 andares, aproximadamente.
Voo cancelado
Nos bastidores do município da Serra crescem os rumores de que o PDT pode fechar uma aliança com o PSDB para enfrentar o projeto de reeleição do prefeito Audifax. A ideia, ainda discutida apenas internamente, seria fazer com o que o ex-secretário Vandinho Leite (PSDB) recue da sua intenção de disputar a prefeitura e seja indicado para vice da chapa encabeçada por Vidigal.
Italianos no ES
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o projeto, de autoria do deputado federal Sergio Vidigal (PDT), que institui no calendário nacional o dia 26 de junho como a data do reconhecimento do município de Santa Teresa como pioneiro da Imigração Italiana no Brasil. Vidigal diz que por ser a pioneira, a cidade se tornou um celeiro cultural e histórico europeu. “Possui cerca de 90% da população, que hoje supera 20 mil habitantes, composta por descendentes de italianos”.
Leia mais sobre o cenário político: