Ferraço se explica após dizer que Samarco era vítima de desastre em Mariana

Diante da polêmica que criou ao dizer que a Samarco também era vítima do rompimento das barragens em Mariana, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), fez um longo pronunciamento em tom de desabafo para explicar a declaração publicada na imprensa. “Nossa busca pela justiça não será abalada pela veiculação de apenas uma afirmação, minha ou de qualquer outro parlamentar, retirada maldosamente do contexto original de um discurso, para distorcer ou criar dúvidas quanto as intenções desta Assembleia Legislativa”.

Desabafo que segue
Para Ferraço, além dos danos ambientais, a Samarco é responsável por vários empregos gerados no Estado e que estão ameaçados após a paralisação das atividades na empresa no Sul do Estado. Ele defendeu ainda o funcionamento da mineradora para que o quadro não fique ainda mais crítico. “Não podemos ser hipócritas e esquecer ou abandonar as milhares de pessoas que dependem da empresa para o sustento de suas famílias. Essas também são vítimas, as quais o desastre trouxe a incerteza, o desamparo e o medo do desemprego”.

Sessão relâmpago
Servidores do Poder Judiciário lotaram as galerias da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (24) para pressionar os deputados estaduais contra o projeto que adia o reajuste salarial da categoria. A previsão era de que seria votado o regime de urgência apreciação da matéria. Seria! É que a grande maioria dos deputados não apareceu para o trabalho e em pouco mais de meia-hora a sessão caiu por falta de quórum. Às 15h32 apenas 12 deputados estavam na Casa. E o restante? Ninguém sabe… Com isso, os funcionários vão ter que retornar nesta quarta-feira para nova mobilização. Isso se também tiver quórum.

PMVV sem GPS
Vereadores de Vila Velha derrubaram o veto do prefeito Rodney Miranda (DEM) durante sessão na última segunda-feira. A matéria, de autoria do presidente da Casa, Ivan Carlini (DEM), altera o nome da Rua 27, em Rio Marinho, para Maria Fortunato. O Executivo alegou que fez um estudo técnico e não encontrou a tal rua na planta da cidade.

Manda quem pode
Outro veto a projeto de Carlini (DEM), até então aliado da linha de frente do prefeito Rodney Miranda, também foi derrubado pelo Legislativo. A matéria que institui no calendário do município a realização do evento “Orla Folia”, que será realizado no último fim de semana de janeiro. O Executivo alegou que a festa traria despesas para a prefeitura, já que seria necessário, por exemplo, aumentar o reforço na segurança. Mas não convenceu os vereadores…

Comunicadores
A presidente Dilma Rousseff e o Ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinaram nesta terça-feira (24), a portaria que altera a concessão de rádio e TV no país. Estiveram presentes no evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, o diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado; o presidente da Rede Record, Luiz Cláudio Costa, que também preside a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), Albert Daniel Savieiro. Os deputados federais Marcus Vicente e Sérgio Vidigal também participaram do encontro.

fernando

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada