Passados 10 meses desde que assumiu o Palácio Anchieta, a disputa política entre o governador Paulo Hartung (PMDB) e seu antecessor, Renato Casagrande (PSB), ainda é destaque na mídia nacional. Em reportagem do jornal Valor Econômico, Casagrande parte para o ataque como se ainda estivesse na campanha eleitoral. Intitulado “O Espírito Santo vive um acerto de contas político”, a publicação coloca frente a frente os dois maiores rivais da história recente do Estado. O socialista relembrou antigos temas trabalhados na campanha. Hartung prefere não entrar no confronto direto. Garante que tudo não passa de baixaria de quem foi derrotado nas urnas logo no primeiro turno. Aliados de Hartung avaliam que o ex-governador usa a tática de partir para o enfrentamento na tentativa de criar um segundo turno que nunca existiu. O jornal também destaca o momento político que o Estado enfrenta, já que nos seus primeiros dois mandatos Hartung governou praticamente sem oposição. “A união acabou” e o “Estado está dividido”, diz parte do texto publicado no último final de semana.
Apoiado na Ales
Apesar de ter Casagrande como seu principal opositor, Hartung continua com amplos poderes no Legislativo. “A Assembleia Legislativa capixaba continua dócil – e dá 100% de apoio ao Executivo”, diz a matéria. Salvo um ataque ou outro, o peemedebista não teve dificuldades para aprovar o que sempre enviou aos deputados.
Nos trilhos
Na próxima quinta-feira, o governador Paulo Hartung terá encontro com o governador carioca Luiz Fernando Pezão para debater a criação da ferrovia que vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro. Os dois vão discutir juntos a confecção de um documento que será entregue à presidente da República, Dilma Rousseff. A união de forças tem objetivo de impulsionar os investimentos nos dois estados, principalmente voltados para o setor portuário.
Tudo igual
Mesmo após assumir a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, o vereador licenciado Luiz Emanuel (PSDB) ainda continua mantendo suas raízes no Legislativo municipal. Sua equipe ainda está no gabinete, hoje ocupado pelo vereador Fábio Lube, a identificação na porta ainda é dele e há na sala um enorme mural sobre seu mandato.
Poluição em Camburi
Foi oficializada, nesta terça-feira, a CPI que vai investigar o lançamento de poluentes na Praia de Camburi. O vereador Serjão será o presidente; Wanderson Marinho o vice e Max da Mata o relator. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias.
Dez Mandamentos
A sessão solene na Assembleia Legislativa em homenagem à novela “Os Dez Mandamentos” vai trazer para o plenário atores que interpretam os personagens da trama exibida pela Rede Record/TV Vitória. Além dos artistas Giuseppe Oristanio (Pazé, o sacerdote do palácio) e Giselle Itiê (que interpreta Zipora, mulher de Moiséis), os diretores da emissora Anderson Silva e André Dias também prestigiam a solenidade organizada pelo deputado Pastor Marcos Mansur (PSDB).
Ritmo de feriadão
Os deputados estaduais voltaram ao trabalho nesta terça-feira ainda em clima de feriadão prolongado. Como a primeira sessão do mês é sempre tribuna popular, os trabalhos foram encerrados antes para que entidades pudessem se manifestar no plenário. E para variar, poucos parlamentares ficaram até o final.
Mesa abandonada
Antes da tribuna popular, houve poucos debates na Casa. Momentos antes de dar a palavra para as entidades, a Mesa ficou sem nenhum responsável. O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) lembrou que a não tinha ninguém presidindo os trabalhos e a sessão teve que ser suspensa.
Leia mais sobre o cenário político: