Embora já tenha anunciado um pacotão de medidas contra a crise, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) pretende economizar ainda mais para amenizar os efeitos da queda de arrecadação. Ele já reduziu o próprio salário, fez demissões e cortou despesas. Mas é preciso mais. Nesta semana, o conselho criado para discutir onde é possível reduzir custos vai se reunir mais uma vez. Na pauta, a extinção de algumas secretarias. Apesar de ainda não ter um projeto concluído, há forte tendência que haja uma fusão nas pastas de Direitos Humanos e Cidadania e Políticas Públicas para a Mulher. Outra sugestão seria a mudança no horário do expediente, mas essa proposta sofre resistência porque afetaria diretamente a rotina da população que precisa de atendimento no Executivo. Mesmo que remota, a possibilidade faz parte dos debates.
Na contramão da crise
Apesar dos cortes, Audifax tem mantido o cronograma de obras para serem entregues na reta final do seu mandato. O pacote inclui a reforma da praça Encontro das Águas (concluída já em janeiro), a inauguração de 14 escolas de ensino infantil, , além de quase mil casas para os moradores de áreas de risco e que vivem de aluguel social. Essas últimas ações estão previstas para serem realizadas no primeiro semestre de 2016.
Interesses
Durante a semana, o secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, foi bastante criticado na Assembleia. Houve até acusações de que ele tinha pretensões políticas e que estaria fazendo da pasta um balcão de negócios. Mas nos bastidores, dizem que o motivo dos ataques seriam outros.
Favorecimento
Segundo corre nos bastidores do Palácio Anchieta, o motivo da insatisfação vai além da construção de barragens, que muitos alegam não terem sido ouvidos para discutir. Papo de corredor diz que as críticas foram disparadas porque Octaciano estaria dificultando a negociação referente a cargos na secretaria.
De volta à sala
O ex-governador Renato Casagrande (PSB) esteve na Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim para falar para os alunos sobre o atual cenário econômico e político do Brasil e, claro, do Espírito Santo. O socialista foi aluno da instituição no passado e foi convidado para fazer essa palestra para os estudantes. Teve muito o que falar…
Feriadão
Com a folga do feriado do Dia do Servidor transferida para a última sexta-feira, os deputados estaduais e federais acabaram pegando carona no benefício dos servidores. Expediente no plenário só na próxima terça-feira (2), após o feriado de Finados.
Leia mais sobre o cenário político: