Acusado de chefiar quadrilha no Estado assume cargo em prefeitura

Apontado como chefe de uma quadrilha especializada em homicídios e tráfico de drogas em 2011, Gilbert Wagner Antunes Lopes assumiu a Superintendência de Administração e de Controle da prefeitura de Marataízes. Segundo a polícia, na época ele comandava uma organização criminosa batizada de “Liga da Justiça”, considerada uma milícia responsável por serviços de pistolagem contra usuários de drogas que praticavam pequenos furtos na região. Em conversa com a Coluna, ele disse que passou quatro anos na cadeia, mas foi liberado após ser inocentado pela Justiça. Há três meses em liberdade, Gilbert foi nomeado na prefeitura com salário de R$ 3,6 mil. Em nota, a prefeitura afirma que o servidor apresentou todas as certidões de “nada consta” e desenvolve “suas atividades de forma exemplar, cumprindo a carga horária muito superior às 8 horas determinadas por lei, inclusive dispensando o recebimento de horas extras”.

Efeito da Zika
Com o avanço da Zika no Espírito Santo, doença que está sendo apontada como responsável pelos casos de microcefalia, a deputada Janete de Sá (PMN) solicitou ao Governo do Estado pedindo que todas as servidoras grávidas sejam afastadas do trabalho até que exista um mapeamento detalhado dos focos do mosquito Aedes Aegypti no Estado.

Barrados
Embora faça parte da base do prefeito Rodney Miranda (DEM), o vereador Duda da Barra (PP) não escondeu a insatisfação em relação ao Executivo durante recente discurso na Câmara. Segundo ele, parlamentares da Comissão de Saúde, da qual ele faz parte, não são avisados sobre ações da Secretaria de Saúde, inclusive em suas bases eleitorais. A gota d’água foi uma reunião na Região 5 para discutir ações de combate aos focos do Aedes aegypti e que ninguém sequer ficou sabendo. “É uma falta de respeito”.

Troca de farpas
Durante sessão desta terça-feira, os deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) e Dary Pagung (PRP) trocaram farpas em plenários. Tudo porque o primeiro defendia a votação das emendas em bloco para agilizar o processo. Enivaldo foi contra. Disse que não era democrático, já que os colegas não teriam como fazer a discussão. E provocou: “o deputado quer votar tudo logo para viajar para Baixo Guandu”.

Questão de ordem
Apesar do clima acirrado, houve espaço também para descontração no plenário. Durante votação do projeto que proíbe que suplentes assumam cargos durante o recesso, o painel eletrônico, por uma falha, registrou apenas o voto do deputado Amaro Neto. O deputado Marcelo Santos (PMDB), que não perde a piada, brincou ao dizer que o painel favorece as mulheres, já que agora Amaro é do Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Eleições 2016
O ministro do Tribunal Superior Eleitora (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho Neto estará no Espírito Santo na próxima segunda-feira (14) para falar sobre o processo eleitoral do ano que vem. O evento é realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Advogados, juízes e promotores eleitorais são esperados para o encontro. As inscrições podem ser feita no telefone 2121-8516 ou no e-mail [email protected]

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada