Bate-boca e ameaça de invasão no plenário da Assembleia

O clima ficou tenso nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa durante sessão para aprovar projeto do Executivo que abre caminho para a entrada de investidores na Companhia de Saneamento do Espírito Santo (Cesan). Pela matéria, votada em regime de urgência, o Governo fica com 51% da empresa e o restante fica disponível para a iniciativa privada. Embora o Palácio Anchieta ainda seja o sócio majoritário, houve protesto de servidores do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo que são contrários ao projeto. Um grupo tentou entrar no plenário para impedir a votação, mas acabou sendo contido pela segurança da Casa e também por homens da Polícia Militar. Houve muito bate-boca, mas o protesto não sensibilizou os parlamentares e a proposta foi aprovada.

Conexão segura
Milhares de usuários do WhatsApp acordaram nesta quinta-feira (17) sem o principal servido de mensagens instantâneas do celular. Muitos deram um “jeitinho brasileiro” e baixaram a Rede VPN para conseguir boicotar a proibição judicial. Mas antenado em tecnologia, o diretor do Prodest, Renzo Colnago, foi para as redes sociais alertar sobre os riscos. “Plugar VPN no aparelho de celular sem saber detalhes da conexão é como fazer sexo sem camisinha”.

Será que vai?
Na reta final dos trabalhos na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais fizeram a alegria dos servidores da Casa. É que foi aprovado o projeto que permite acordo para o pagamento do lendário reajuste de 11,98% dos funcionários. O aumento já entrou para a história, já que entra Governo, sai Governo e o pagamento nunca chega. Parece que agora vai…

Posse prestigiada
Tomou posse, nesta quinta-feira como presidente do Tribunal de Justiça do Espirito Santo (TJES), o desembargador Annibal de Rezende Lima. A solenidade foi bastante prestigiada e concorrida. Entre os convidados, o governador Paulo Hartung (PMDB), o chefe do Ministério Público Estadual, Eder Pontes, e diversas autoridades políticas.

Crise em Jardim Camburi
Foi apresentada durante a semana a prestação de contas da Associação de Moradores de Jardim Camburi. Comandada por Anael Parente, a comunidade reprovou o relatório, embora tenha sido validado pelo conselho fiscal. Com isso, os membros da diretoria não podem mais concorrer ao cargo. Parente atualmente é subsecretário de coordenação política da prefeitura de Vitória e aliado do prefeito Luciano Rezende (PPS).

Em conversa com a Coluna, Anael  explicou que, apesar de não querer entrar novamente na disputa pelo comando da entidade, ele e sua equipe podem concorrer na próxima eleição, já que as contas foram aprovadas pelo conselho fiscal. Mas para isso, é preciso um parecer favorável da comissão eleitoral. Ele esclarece ainda que não houve irregularidades na aplicação dos recursos, o que aconteceu foi um atraso na entrega do balanço da sua administração. E isso não compromete o exercício do seu mandato.

Balanço
O presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Domingos Taufner, encerra o ano comemorando os resultados de julgamentos de processos na Corte. No biênio 2012-2013, foram emitidos 1.151 acórdãos contra  3.096 de 2014-2015. Em 2015 houve um aumento histórico nas condenações em multa e ressarcimento. Foram devolvidos aos cofres públicos R$ 6,7 milhões a mais em relação ao período anterior.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada