Bate-boca e tumulto para aprovar estacionamento rotativo em Cariacica

No apagar das luzes de 2015, os vereadores de Cariacica deram um tempo no recesso e realizaram uma sessão extraordinária para aprovar o projeto de Lei que cria o estacionamento rotativo no município. Houve muito bate-boca, os ânimos ficaram exaltados e a temperatura subiu dentro do plenário entre os vereadores da oposição e os da base aliada nesta terça-feira. Apenas dois parlamentares, Messias Donato (PTdoB) e Sérgio Camilo (PRB) votaram contra a matéria que sofreu uma série de emendas até ser aprovada. Entre elas, a redução de 20 para 5 anos o período do contrato com a empresa que irá administrar o serviço. Outra sugestão anexada ao projeto foi de que todo o valor arrecadado será revertido para as áreas da saúde e educação. Até mesmo os aliados do prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), validaram as emendas. Com a aprovação, o estacionamento começa a ser implementado inicialmente em áreas de grande concentração comercial, como Campo Grande, Jardim América e Itacibá.

Explicação
Poucas horas depois de o governador Paulo Hartung apresentar um balanço sobre o primeiro ano de seu terceiro mandato e tecer duras críticas à gestão anterior, o ex-governador Renato Casagrande rebateu todas as acusações lançadas pelo atual governante. Casagrande garantiu que, ao contrário das alegações de Hartung, não cometeu nenhuma irresponsabilidade fiscal e deixou o Governo do Espírito Santo com as contas em dia e com dinheiro em caixa. O socialista apresentou documentos que comprovam que deixou as contas em dia com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Surpresa
Na tentativa de aprovar logo o orçamento da prefeitura de Vitória, o secretário da Fazenda da Capital, Dani Diniz, esteve no Legislativo para dar explicações técnicas necessárias que eram solicitadas pela Comissão de Finanças. Com a visita surpresa, o vereador Max da Mata, relator da Comissão, deve concluir seu parecer ainda antes do recesso.

Conciliador I
Durante evento da Câmara da Serra com presença do prefeito Audifax Barcelos e o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) preferiu adotar um discurso de conciliação e não colocar ainda mais lenha na relação entre os adversários. Disse que Vidigal colocou o município da rota do crescimento e que Audifax deu continuidade ao processo. Agradou todo mundo…

Conciliador II
No mesmo evento, Hartung também fez questão de não acirrar as diferenças entre Audifax e Vidigal, destacando o trabalho de cada um para a melhoria da qualidade de vida da população. Apesar de ser aliado do ex-governador Renato Casagrande, Audifax tem se aproximado do Palácio Anchieta ao trocar o PSB pela Rede mirando no seu projeto de reeleição para 2016.

Homenagem
O auditório da Câmara da Serra foi batizado com o nome do pai do governador Paulo Hartung, Pedro Pereira Gomes. Essa já é a segunda homenagem do município ao pai do chefe do Executivo capixaba. Uma rodovia próxima ao hospital Jayme Santos Neves também leva o nome do patriarca da família Hartung.

Pichação
Uma publicação nas redes sociais do presidente da OAB-ES, Homero Mafra, chamou atenção de internautas. No Facebook, Mafra compartilha a seguinte mensagem pichada em um muro: “Virá um futuro sem classes onde tudo será arte de viver como iguais”. E ele diz: “Sonhar… Serei sempre um sonhador”. O que Mafra talvez não tenha percebido é que pichação é crime. Mas seus seguidores logo perceberam o descuido.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada