Cai número de carros guinchados em Vitória após CPI na Assembleia

Depois que foi criada na Assembleia a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a suposta existência de uma “Máfia dos Guinchos” na Grande Vitória, o número de veículos removidos pelos agentes de trânsito caiu de 450 para 70 em Vitória. A informação foi dada pelo secretário de segurança urbana de Vitória, Fronzio Calheira Mota durante reunião da comissão nesta segunda-feira. No encontro, ele teve que ouvir da relatora da CPI, deputada  Janete de Sá (PMN), que agentes de trânsito estão multando e rebocando veículos estacionados na área privada da Vale no Porto de Tubarão. Segundo ela, os carros são levados para o Central Park, em Cariacica, quando o correto, por ser mais perto, seria levá-los para a Serra. O Central Park é o pátio campeão de arrecadação e que está sendo investigado pela CPI. O secretário disse desconhecer a denúncia e afirmou que vai apurar o caso. O presidente da CPI, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), pediu que fosse enviado os nomes dos agentes de trânsito envolvidos nas remoções ocorridas no estacionamento da Vale, e relatório sobre o número de remoções de veículos realizadas durante o ano de 2015, mês a mês, e também, levantamento de utilização e arrecadação dos parquímetros. O pessoal está de olho. E na próxima segunda-feira (21), Janete apresenta o pré-relatório do que foi investigado durante o ano.

Coisa de cinema
No mesmo encontro, o deputado estadual Marcos Bruno (Rede) revelou que dia desses foi abordado por um agente de trânsito na Avenida de Vitória em uma ação que ele considerou “cinematográfica”. O parlamentar disse que a abordagem foi desrespeitosa e foi feita, inclusive, por um guarda campeão de aplicação de multas na Capital. Para Janete, ele nem deveria está nas ruas até que a investigação fosse concluída.

Papo reservado
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e o senador Ricardo Ferraço (PMDB), se reuniram nesta segunda-feira para discutir a polêmica sobre o pagamento da taxa de marinha. Participaram da reunião órgãos interessados no tema, mas depois os dois ficaram a sós, conversando por quase uma hora, a portas fechadas no gabinete. O teor da conversa não foi divulgado, mas é inegável que o tema eleições 2016 pautou o diálogo entre eles. Insatisfeito no PMDB, Ferraço pode estar iniciando uma nova aproximação do grupo político de Luciano. Nas últimas eleições, ele já tinha feito esse movimento, mas acabou desistindo para ficar ao lado do governador Paulo Hartung. Será que dessa vez pode ser diferente?

546413d3-ed49-4a17-bc45-6cc573070d8b

Leitura
O governador Paulo Hartung (PMDB) começou a semana com uma nova leitura. Seu mais novo livro de cabeceira é a obra “Por que as Nações Fracassam”, presente do ex-governador Arthur Gerhardt. Embora esteja apenas no início, o peemedebista diz que está gostando da fonte de inspiração de “uma agenda para tirar nosso Brasil dessa situação triste que estamos vivendo”.

Líder até na rede
Logo após Hartung publicar que estava lendo o novo livro, o deputado Gildevan Fernandes (PV), líder do Governo na Assembleia, fez questão de destacar as ações do “chefe” durante o primeiro ano de mandato. “Com essa e outras leituras, o senhor aperfeiçoa os seus conhecimentos, que já são ótimos e imprescindíveis para a boa gestão do Espírito Santo”. Confete que segue: “Vários estados estão em desordem financeira, com atraso no pagamento do funcionalismo, porque não tiveram a visão e determinação de tomar decisões de equilíbrio e austeridade como as que podemos testemunhar em seu governo”.

Nomeação
O governador Paulo Hartung (PMDB) nomeou, nesta segunda-feira, Luciano Vieira como o novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Espírito Santo. Ele fica no cargo no próximo biênio 2016/2017

Vem pra rua
O ex-líder do Movimento Vem pra Rua no Estado, Armando Fontoura, fez questão de convocar a população para o ato pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Pelo Facebook ele publicou uma foto da última manifestação, que reuniu uma multidão na Praça do Papa. “O PT está caindo de podre, e só iremos conseguir o impeachment com todos nas ruas”, disse. Apesar da convocação, a manifestação foi um fracasso de público e virou piada entre os petistas defensores da presidente. O gigante adormeceu de novo!

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada