Em plena crise financeira, o prefeito Rodney Miranda (DEM) enviou para a Câmara um projeto que concede pagamento de 13º salário para os secretários municipais. A matéria está tramitando no Legislativo e já sofre algumas resistências entre os parlamentares. Embora não seja ilegal, a despesa extra nos cofres do município vem em um momento em que o próprio Executivo já anunciou sérias medidas para reduzir gastos, entre elas, com redução de salários, demissões e corte em investimentos. Para se ter uma ideia, atualmente existem 16 secretários municipais e, caso seja aprovado, o gasto total com o pagamento do salário extra será de R$ quase 200 mil.
Contradição
Em meio ao discurso de que não tem dinheiro para pagar o reajuste de seus servidores, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) enviou um projeto para a Assembleia Legislativa para aumentar de 40% para 65% a gratificação para auxiliares de desembargadores. O impacto do rombo nas contas da Corte não foi encaminhado com a matéria.
De quem é a culpa?
Na mesma sessão, deputados estaduais usaram a tribuna para criticar o projeto que tira a corda do pescoço do TJES, mas prejudica os servidores, que teriam o reajuste salarial adiado. Apontaram a grande quantidade de mordomia dos magistrados e que não caberia a Assembleia resolver o problema da má administração do Judiciário. É como diz a sabedoria popular: quem pariu Mateus, que balance…
Lama na Ales
Durante sessão realizada na Assembleia Legislativa desta terça-feira, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) denunciou que uma marqueteira de Vitória estaria em Colatina para plantar notícias falsas contra o trabalho da Comissão criada na Casa para acompanhar os danos causados pelo rompimento das barragens da Samarco no Espírito Santo.
Troca de farpas
O clima fechou entre os deputados Sérgio Majeski (PSDB) e Euclério Sampaio (PDT). O pedetista criticou o tucano por sempre jogar pedras na educação pública do Espírito Santo (Leia-se Escola Viva). Segundo ele, há uma tentativa de sucatear as escolas públicas para as instituições privadas. Majeski é professor de escola particular.
Fora de forma
Adepto da dieta Dukan, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, saiu da linha nesta terça-feira. Durante visita ao mercado da Vila Rubim, ele não resistiu ao pastel com caldo de cana de uma das lanchonetes da região. E ainda levou o vereador Namy Chequer (PCdoB) para a orgia gastronômica.
Acaba logo 2015
Diante dos vários acontecimentos que marcaram o ano de 2015 nas áreas políticas, econômicas e sociais, um evento no Estado começa a discutir os desdobramentos desses acontecimentos para o ano de 2016. Entre os palestrantes, está o secretário de Planejamento do Estado, Regis Mattos, que vai analisar o atual cenário econômico e apontar soluções para os desafios. O encontro, promovido pela revista ES Brasil, acontece na próxima quinta-feira (3), no Bristol Century Plaza, em Vitória, às 19h30.
Leia mais sobre o cenário político: