Ex-secretário de Meio Ambiente e atual desafeto do prefeito Luciano Rezende, o vereador Max da Mata (PSD) divulgou nesta sexta-feira o cronograma de audiências públicas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Passivo Ambiental de Camburi, decorrente do derramamento de minério de ferro no trecho final da praia. Os encontros acontecem nas próximas segunda-feira (14) e sexta-feira (18). Já sabendo do evento, Luciano mais que depressa convocou uma coletiva com a imprensa para anunciar medidas de controle da poluição no local (Veja a reportagem na íntegra). Entre elas, a de que a Vale será convocada para adotar medidas contra a emissão de pó de minério. Com isso, as reuniões da CPI acabam esvaziadas. A relação dos dois ficou abalada desde quando Max pediu para sair da pasta do Meio Ambiente alegando dificuldade para dar andamento a projetos da secretaria. Desde então, Max tem feito duras críticas à administração e tem se aproximado da bancada de oposição.
Saia-justa
Em meio ao climão entre os dois, a prefeitura inaugura neste sábado o “Pracão”, praça pública destinada aos bichinhos de estimação dos moradores de Jardim Camburi. Max garante que o projeto era de sua autoria, mas acabou sendo “apadrinhado” pelo vereador Fabrício Gandini, principal aliado de Luciano. O espaço, inclusive, foi criado no reduto eleitoral de Gandini. Será que Max vai aparecer?
Substituto
A Associação dos Empresários da Serra (Ases) esperava o governador Paulo Hartung (PMDB) no seu tradicional café nesta sexta-feira, mas quem apareceu foi seu vice, César Colnago (PSDB). Em época que vice reclama de que desempenha papel figurativo, o tucano tem até feito bastante aparições nos eventos oficiais.
Presentão
Já que ficaram sem abono no fim de ano, pelo menos os servidores públicos do Estado vão ter feriadão de Natal e de Réveillon. O Palácio Anchieta decidiu decretar ponto facultativo nos dias 24 de dezembro e 31 de dezembro. Os demais órgãos públicos devem seguir a mesma cartilha.
Natal feliz
Foi lançado nesta sexta-feira o programa Banestes Reflorestar, onde os correntistas podem trocar pontos pelo plantio de árvores e o banco planta em dobro as mudas. Durante o evento, o presidente Guilherme Dias, já em clima natalino, disse que se o ministro Joaquim Levy está desejando Feliz Natal ele pode desejar também boas festas, já que se sente seguro e feliz pelo desempenho do banco.
Conscientização
O governador Paulo Hartung, o secretário Rodrigo Júdice e a viúva do ambientalista Augusto Ruschi, Marilandi Angeli, estiveram na reserva Santa Lúcia, no Museu Melo Leitão, em Santa Teresa. Durante a visita, a comitiva constatou que na cidade, apesar de existir saneamento básico muita gente ainda joga esgoto no rio. As autoridades já estão de olho e prevendo um trabalho junto com as comunidades para evitar contaminação, já que esse rio abastece o Rio Reis Magos, que passará a atender mais um local de captação de abastecimento na Grande Vitória.
Leia mais sobre o cenário político: