Vereadores de Vila Velha aprovam pagamento de 13º para secretários

No apagar das luzes de 2015 e às vésperas do encerramento das atividades parlamentares do ano, os vereadores de Vila Velha atacaram de Papai Noel e aprovaram projeto do Executivo que garante pagamento de 13º salário para os secretários municipais. Em sessão realizada na última segunda-feira, a matéria entrou em regime de urgência e nesta terça-feira foi aprovada sem dificuldades pelos vereadores. Dos 17, 11 votaram a favor e apenas dois foram contrários. São eles: Belarmino Nunes, o Belo (SD), e Ricardo Chiabai (PPS). O benefício já era pago aos secretários nos últimos 15 anos, mas devido a uma orientação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), o pagamento precisou ser regulamentado por meio de um projeto de Lei.

Crise para quem?
Em plena época de crise, o gasto com o presente de Natal dos secretários será de quase R$ 200 mil. Curioso é que embora não seja ilegal, a despesa extra chama atenção, principalmente porque recentemente o Executivo anunciou uma série de medidas para cortar os gastos, inclusive, com demissões e redução de salários.

Especulação
Circulou durante todo o dia nos corredores da Câmara de Vitória a informação de que o prefeito Luciano Rezende (PPS) iria até à Casa fazer sua prestação de contas do seu penúltimo ano de mandato. Mas a assessoria de imprensa do prefeito diz que a previsão é que a solenidade só aconteça na próxima semana, antes de acabar o ano, claro.

Reflexão
Depois de completar 30 anos na Polícia Militar, o delegado Adroaldo Lopes vai se aposentar. Antes de pendurar as algemas, ele diz que entra de férias para refletir sobre seu futuro profissional. Em sua rede social, ele diz que ainda não sabe se vai ser só um aposentado, atuar na iniciativa privada e até mesmo disputar as próximas eleições.

Choque de ordem
Depois que turistas e até mesmo os capixabas descobriram os encantos de Pedra Azul, em Domingos Martins, a especulação imobiliária está em alta na região. Com isso, a venda de lotes irregulares cresce na mesma velocidade do número de visitantes. Só que não custa lembrar que terreno em área rural, para ser registrado em cartório, precisa ter no mínimo 30 mil metros quadrados. Por isso mesmo é necessário que o modelo de Governança seja acelerado o mais rápido possível para que não aconteça no local o mesmo que em Guarapari.

Guincho de plantão
A deputada Janete de Sá (PMN), relatora da CPI que apura a existência de uma suposta Máfia dos Guinchos, diz que os trabalhos da comissão serão mantidos em regime de plantão durante o recesso parlamentar. Segundo ela, há informações de uma grande mobilização para rebocar veículos nas praias durante o verão. Janete diz que ela, o presidente da CPI, Enivaldo dos Anjos, procuradores e funcionários da CPI estarão trabalhando para receber denúncias de possíveis arbitrariedades.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada