Servidores públicos do Estado ficam sem calendário de pagamento

Os servidores públicos estaduais estão sem saber quando vão receber os salários, pelo menos pelos próximos três meses. Por conta da crise econômica, o Governo do Estado ainda não divulgou o calendários dos vencimentos da categoria. Segundo informou a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a receita estadual será avaliada com cautela pelos técnicos do Palácio Anchieta para que a programação do pagamento seja definida. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES), Haylson de Oliveira, diz que há uma legislação que garante que o pagamento seja feito até o último dia útil do mês trabalhado e que a decisão atrapalha o servidor, já que ninguém consegue se programar. Segundo ele, a não divulgação acaba criando ainda um temor de que poderá haver atrasos. Por outro lado, a Seger garante que o Governo continuará trabalhando em 2016 para manter o compromisso de pagar em dia o salário dos servidores, assim como fez em 2015.

Pedaladas
O vereador Serjão (PSB) confirmou presença no Bloco das Magrelas Voadoras, que acontece na noite da próxima sexta-feira. O Bloco de ciclistas foliões faz o percurso das ciclovias da pracinha do Cauê e Praça dos Namorados até o Ilha Shows. Lá, o Bloco aporta no Baile Voador para curtir os shows do Bloco do Sargento Pimenta (RJ) e Babulina (ES). Entusiasta das bicicletas, o prefeito Luciano Rezende foi convidado para pedalar no Bloco, mas ainda não confirmou presença.

De olho em 2016
Cotado para disputar a prefeitura de Cariacica, o deputado federal Hélder Salomão (PT), esteve no município nesta quinta-feira para um encontro com o vereador Messias Donato (PTdoB), que é já pré-candidato a prefeito na cidade. O encontro repercutiu nas redes sociais e nos bastidores já rumores de uma possível parceria.

Dinheiro na conta
A prefeitura de Guarapari inicia o ano com o pagamento de abono a todos os servidores da Secretaria de Educação. O pagamento já foi aprovado pela Câmara. Pelo visto, o prefeito Orly Gomes (DEM) está conseguindo driblar a crise financeira. O pagamento do benefício, segundo o prefeito, foi graças às medidas de redução de despesas e sobra de recursos do O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Anota, aí!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Espírito Santo vai sediar o encontro nacional de secretários de Fazenda. O símbolo desse evento será o café, uma das principais riquezas do Estado. Vale lembrar que apesar da crise, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) apontou um aumento no consumo do cafezinho nosso de cada dia.

Medicação
Foi sancionada pelo governador Paulo Hartung (PMDB) a lei proposta pela deputada Luzia Toledo (PMDB) que institui a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação. A cerimônia será realizada, anualmente, na quarta semana do mês de junho. A lei tem por objetivo alertar sobre os riscos da automedicação, em especial o uso indiscriminado de antibióticos.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada