Servidores tentam acordo para encerrar greve no Judiciário

Os servidores do Poder Judiciário vão decidir nesta quarta-feira (27) se encerram ou não a greve iniciada em novembro do ano passado. Nesta terça-feira, o sindicado da categoria se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), desembargador Annibal de Rezende Lima, para tentar um acordo para colocar fim ao movimento. No encontro, os servidores apresentaram as reivindicações da categoria para a nova administração, que assumiu a presidência em 17 de dezembro do ano passado. O presidente da corte ouviu o pedido e prometeu atendê-lo na medida em que a situação financeira da corte for estabilizada. O sindicato reúne os trabalhadores na Assembleia Legislativa para apresentar o posicionamento da Corte, mas a previsão é de que a paralisação continue. Já que o pessoal reclama que a presidência não tem dinheiro para pagar o reajuste salarial, mas compra à vista férias de magistrados.

Na Câmara
Termina na próxima semana o recesso dos vereadores de Vitória e, com isso, o prefeito Luciano Rezende (PPS) deve, finalmente, prestar as contas do seu mandato no Legislativo. A sessão aconteceria no final do ano passado, mas acabou sendo adiada. Chegou-se a cogitar que a visita aconteceria durante o recesso, mas o encontro não se confirmou. A oposição reclamou, já que acreditava que a estratégia seria uma forma de evitar confronto maior com os vereadores e até a população.

Aprovado
Enquanto o dia não é definido, o prefeito teve uma boa notícia nesta terça-feira. Suas contas referentes ao mandato de 2013 foram aprovadas sem ressalvas pelo pleno do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES).

Em campanha
O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), cotado para disputar a prefeitura de Vitória nas próximas eleições, já tem intensificado suas atividades de pré-campanha. O peemedebista distribuiu um livreto com as ações realizadas durante seu mandato. Entre elas, a briga para reduzir a taxa de Marinha e projeto que beneficia as Paneleiras de Goiabeiras.

Sem carro
Os carros do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural (Incaper) podem ficar parados por falta de combustível. É que segundo o presidente da Associação dos Servidores do Incaper (Assin), Edegar Formentini, houve um erro por parte do Governo e a cota destinada aos veículos foi zerada. Com isso, o atendimento das demandas dos produtores rurais fica comprometido.

O outro lado
A Coluna tentou contato com o Incaper e, por meio da sua assessoria de imprensa, o órgão informou que que devido à redução do orçamento, o Incaper teve que tomar medidas para reduzir o consumo de combustível apenas para o mês de janeiro, mas que foi garantido o abastecimento para os programas estratégicos e para algumas demandas específicas das unidades locais. Em fevereiro a situação volta ao normal.

Novas ideias
Embora esteja de recesso, o vereador Fabrício Gandini (PPS) esteve na Câmara nesta terça-feira e recebeu a visita de um morador mirim da Capital. O menino Francisco, de oito anos, teve encontro com o parlamentar e aproveitou para sugerir ideias para tornar as praças da cidade mais atrativas para a garotada. Gandini gostou e ficou de analisar.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada