Se na Assembleia Legislativa a formação de blocão foi barrada, na Câmara de Vitória um grupo formado pela maioria dos vereadores começa a dar as cartas no Legislativo. A primeira vitória foi a derrubada da CPI do Esgoto, engavetada durante a semana. O próximo passo agora é tirar os poderes do presidente da Casa, Namy Chequer (PCdoB). Segundo projeto já protocolado, as decisões, principalmente envolvendo nomeações e demissões, terão que ter o aval dos demais membros da Mesa Diretora. A alegação é que Namy não tem dialogado com os demais parlamentares e que a situação está ficando insustentável. “Está tentando de toda maneira subjulgar a Câmara (em relação ao Executivo), algo que nem o Gandini (Fabrício Gandini, ex-presidente e ligado ao prefeito Luciano Rezende) fez quando estava na presidência”, relata um dos vereadores.
Do lado de lá
Já o grupo que ficou de fora do blocão rebate a postura dos demais colegas. “Eles só querem nomear e não querem ajudar na administração”, rebate outro parlamentar. Há rumores ainda de que o blocão tem simpatia do Palácio Anchieta, já que enfraquecendo o presidente, o prefeito Luciano Rezende também sai prejudicado. Em ano eleitoral, toda artilharia parece que será permitida. A Coluna tentou, mas não conseguiu falar com Namy.
Nova direção
O PDT na Serra vai se reunir neste sábado para escolher o comando da sigla de olho nas eleições de outubro. O encontro acontece às 9 horas no Centro Comunitário de Laranjeiras e além da escolha da diretoria, haverá abertura do livro para quem quiser se inscrever para concorrer vaga nas eleições de outubro.
Agora é oficial
Após deixar o PSDB, Madalena Santana confirmou sua filiação ao PTB da Serra. Integrante do grupo político do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) ela é cotada para ser mais uma vice na chapa encabeçada pelo pedetista nas eleições de outubro. A mudança teria sido orquestrada pelo próprio parlamentar.
Poluição
Pegando carona no problema da poluição da Praia de Camburi, o vereador Marcelão (PT) apresentou projeto que garante desconto de 50% no valor de aluguel e demais taxas cobradas dos concessionários de quiosques na orla nos períodos em que as praias não estiverem próprias para o banho.
Eleições 2016
De olho na cadeira mais desejada do município, o vereador Oswaldo Maturano (PRB) vai oficializar sua candidatura a prefeito de Vila Velha durante encontro municipal do partido. O evento acontece no dia 5 de março no auditório da Câmara. Atualmente o PRB faz parte da base do prefeito Rodney Miranda (DEM).
Leia mais sobre o cenário político: