Crise no PSD após Enivaldo assumir presidência do partido na Capital

Agora é para valer! O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) está mesmo disposto a entrar na briga pela prefeitura de Vitória. O primeiro passo foi dado na sexta-feira ao assumir a presidência do partido na Capital. Com a decisão, o deputado, que já ameaçava deixar a sigla, se mantém forte e ainda carimba o passaporte para uma eventual disputa para prefeito, concorrendo com a reeleição do prefeito Luciano Rezende (PPS), o deputado Lelo Coimbra (PMDB), o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e outros possíveis concorrentes ao cargo. A determinação do partido, no entanto, jogou um banho de água fria nos planos do vereador Max da Mata, que almejava lançar sua candidatura a prefeito. Sem espaço, Max deve arrumar as malas, deixar a sigla e buscar conversar com outras lideranças. Procurado, o vereador informou por nota que só irá se pronunciar sobre o assunto após conversar com a militância ao retornar de viagem na próxima semana. Nos bastidores, no entanto, membros da legenda alegam que não houve democracia do processo que levou Enivaldo à presidência e que o partido caminha agora para a prática do coronelismo e se alia às práticas da velha política. A crise está declarada.

De volta
Depois de se afastar do Palácio Anchieta para tirar uns dias de descanso, o governador Paulo Hartung (PMDB) reassume o Governo do Estado neste domingo. No seu lugar, quem ficou responsável pelo Executivo foi o vice, César Colnago (PMDB). Nesta segunda, Hartung já terá encontro com o vice-presidente, Michel Temer, que está de passagem pelo Estado para pedir votos para sua reeleição na presidência do partido.

Duas rodas
Andar pelas ruas já não é tarefa fácil, principalmente se as vias estiverem interditadas para a realização de obras. Pensando nisso, o deputado estadual Rafael Favatto (PEN) protocolou projeto sugerindo ao Governo do Estado que nesses casos sejam disponibilizadas ciclovias para facilitar o trânsito nos locais.

Dinheiro de multa
O deputado federal Sérgio Vidigal protocolou projeto que permite que o dinheiro arrecadado com multas de trânsito seja aplicado na construção e duplicação de rodovias no país, o que atualmente é proibido pela legislação. Atualmente esse dinheiro só pode ser investido em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

O retorno?
O ex-prefeito de Vila Velha Jorge Anders pode estar ensaiando um retorno à política. Nos bastidores há informações de que moradores estariam recebendo ligações para participar de encontros partidários no município. No ano passado, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) anulou uma sentença de 1º grau que havia condenado o ex-prefeito por suspeitas de improbidade.

Esclarecimento
O servidor público Evandro Figueiredo entrou em contato com a Coluna para esclarecer uma informação sobre a disputa eleitoral no bairro Jardim Camburi. Segundo ele, ao contrário do que foi publicado, ele não faz oposição à atual administração, mas sim, tem uma postura de independência. Fez questão, ainda, de dizer que tem uma boa relação com o prefeito Luciano Rezende (PPS).

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada