Parece que o ano de 2015 não será esquecido tão cedo, pelo menos não para os prefeitos do Espírito Santo. Até porque os efeitos da crise financeira acentuada no ano passado estão cada dia mais difíceis de terminar. Em reunião realizada nesta sexta-feira com 42 dos 78 prefeitos do Estado, o clima era de desolação. Com os cofres já vazios a situação financeira pode ainda piorar. O presidente da Amunes, Dalton Perim, já avisou que não haverá reajuste salarial para o funcionalismo e prevê ainda novas demissões de servidores ainda no primeiro semestre deste ano.
Preocupação
Segundo Perim, por ser um ano eleitoral, os prefeitos terão que fazer ajustes ainda mais rigorosos para não serem enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os que buscam a reeleição terão desafio ainda maior. Convencer o eleitorado mesmo sendo obrigados a tomar medidas impopulares.
Reivindicações
Durante a reunião da Amunes, foram discutidos também outros problemas que estão causando dor de cabeça para os prefeitos. Um deles a questão do programa “Espírito Santo sem Lixão”, projeto idealizado pelo ex-governador Renato Casagrande e que está parado na atual gestão. Eles querem uma reunião com o governador Paulo Hartung para tentar solucionar o impasse.
Mais pedido
Além desse programa, os prefeitos reclamam também do convênio entre o Governo do Estado e as prefeituras para serviço de transporte escolar. Do jeito que está, segundo Perim, está cada vez mais difícil manter o serviço para os estudantes.
Ausência
O distanciamento do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) e o governador do Estado, Paulo Hartung, ficou ainda mais evidente nesta sexta-feira. O democrata não apareceu na solenidade de entrega de casas populares em Cachoeiro de Itapemirim, seu reduto eleitoral. Além de Hartung, o evento contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Recado
Embora já tenha feito críticas ao Governo Federal em outras oportunidades, durante o evento em Cachoeiro em que a presidente Dilma Rousseff assistia simultaneamente por videoconferência, Hartung fez questão de dizer que o Espírito Santo está empenhado em ajudar o país a retomar o rumo do crescimento e superar a crise. E que os capixabas estão firmes e fortes para ajudá-la a buscar a prosperidade do Brasil.
Leia mais sobre o cenário político: