A nomeação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade de Vila Velha, Marcelo Oliveira, está causando um desconforto no Partido da República (PR) canela-verde. Apesar de ser filiado ao partido, a indicação não passou pela direção e foi acertada diretamente com o prefeito Rodney Miranda (DEM). Nos bastidores, a presença do PR no Executivo acendeu a possibilidade de uma possível aproximação para fortalecer o projeto de reeleição do democrata. O presidente da sigla em Vila Velha, Heliossandro Matos, no entanto, nega qualquer tipo de aliança com a atual administração e mantém a posição de que o PR terá candidatura própria para a prefeitura nas eleições de outubro. Ele informou que a ida de Oliveira para a secretaria foi feita de forma particular e que o partido sequer foi comunicado.
Opções do PR
Além do próprio Heliossandro, outros nomes cotados para a disputa são o ex-prefeito Vasco Alves e o deputado estadual Gilsinho Lopes. O parlamentar, no entanto, menos favorito, já que a intenção do partido é lançar alguém que esteja sem mandato.
Avalista
O PR canela-verde já vem realizando encontros na cidade para fortalecer a candidatura. A escolha do líder da chapa, no entanto, precisará ter o aval do senador Magno Malta (PR), que tem acompanhado de perto algumas reuniões.
Eleições 2016
Quem ensaia lançar candidatura própria, só que para a prefeitura de Vitória, é o PSOL. O partido já está promovendo encontros para discutir quem será o candidato da legenda. Os nomes apresentados são de Camila Valadão e André Moreira. Ambos aceitaram a proposta, mas o escolhido só deve ser anunciado durante a conferência da sigla sem data definida.
Sambaram
Mais uma vez os aprovados no concurso da Guarda Municipal de Vitória estiveram na Câmara de Vitória para protestar. E mais uma vez a sessão teve que ser suspensa por causa do barulho provocado pelos manifestantes que aguardam a convocação por parte da prefeitura. Parecia até bateria de escola de samba.
Na Assembleia
O prefeito Luciano Rezende (PPS) esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira e foi recebido pelo presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM). Como o democrata está rompido com o governador Paulo Hartung (PMDB), nos corredores da Casa o comentário foi de que os dois estavam discutindo assuntos ligados à reeleição do prefeito.
Leia mais sobre o cenário político: