Saída de tucana do PSDB cria mal estar no PTB e fortalece Vandinho

Com as malas prontas para deixar o PSDB, a ex-vice prefeita da Serra Madalena Santana nem saiu ainda do ninho tucano e já estaria causando mal estar em outro partido, o PTB. Nos bastidores serranos, a possível entrada dela no PTB não foi bem-vinda. A negociação teria deixado o presidente municipal, o vereador Aldair Xavier, insatisfeito e com o pé fora da legenda. Aliada da linha de frente do ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), o que se comenta é que o pedetista teria participação direta na filiação já com a intenção de levar os petebistas para sua base de olho nas eleições municipais. Madalena foi vice de Vidigal e a estratégia afasta os rumores de uma possível união entre Vidigal e o ex-deputado Vandinho Leite (PSDB). A saída de Madalena fortalece ainda a candidatura do tucano, já que uma das suas funções na sigla era articular a aliança entre os dois. Como a tática não deu certo e Vandinho segue firme no seu projeto, coube à Madalena bater asas e deixar o ninho.

Troca de farpas
Falando nisso, nos grupos de WhatsApp sobre a política no município da Serra os ânimos estão exaltados. Dia desses houve troca de farpas entre o deputado Bruno Lamas (PSB) e o promotor Saint Clair Júnior. Aliado de Vandinho, Saint Clair teria colocado em dúvida a pré-candidatura a prefeito do socialista. Bruno rebateu e acabou saindo do grupo. Climão..

Aproximação
Os encontros entre o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e o senador Ricardo Ferraço (sem partido) estão cada vez mais frequentes. Nesta quinta-feira, por exemplo, os dois se reuniram em Brasília. Ferraço está com um pé no PSDB, partido que, nos bastidores, cogita-se recuar de uma candidatura própria em troca de um possível apoio à reeleição de Luciano.

Sem sessão
Não é somente na Assembleia que a sessão foi derrubada recentemente por causa de manobras. Na Câmara da Serra, vereadores também estão rezando na mesma cartilha. Na última quarta-feira os trabalhos foram encerrados apesar de haver parlamentar suficiente para a manutenção das atividades. A manobra foi feita para que não fosse votado projeto sobre o novo PDM do município.

Na rua
Recém empossado na Secretaria de Assistência Social, o secretario Rodrigo Coelho vai começar a percorrer o Estado para ouvir as demandas da população. Ao todo, serão 10 microrregiões, onde pretende apurar, junto com as prefeituras, as principais necessidades dos moradores.

Projeto social
Na próxima segunda-feira (22), o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estará no Espírito Santo para o lançamento do projeto “Cidadania nos Presídios”. O Estado foi escolhido como estado-piloto para implantação do projeto. A ideia é valorizar os direitos dos detentos e propor um novo regime de atuação nos presídios. A solenidade será realizada a partir das 10h30 no Complexo de Viana, e contará também com a presença do governador Paulo Hartung.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada