Aproximadamente 120 mil capixabas (segundo a Polícia Militar) ou 200 mil (segundo os organizadores) participaram do protesto contra o PT, o Governo Dilma e à corrupção na tarde deste desde domingo na Grande Vitória e no interior do Estado. A voz das ruas, um recorde já registrado em protesto no Estado, simboliza que o povo não aguenta mais a manutenção da presidente Dilma no poder, principalmente após o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diante do caos político e econômico que o país enfrenta, a situação de Dilma fica cada vez mais insustentável. Enquanto o PT insiste em falar em golpe, o recado dos capixabas é de que é preciso acelerar os trâmites da votação do impeachment no Congresso. A bancada capixaba do PMDB, formada pelo deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) e Rose de Freitas (PMDB), terá papel decisivo, já que apesar de aliada do Governo, está com o pé fora do base para reforçar a oposição. O que se espera, neste momento histórico, é que o clamor da população seja ouvido pelos representantes do povo em Brasília. E que seja o mais rápido possível, de preferencia.
Fora Dilma
O universitário e ex-líder do movimento Vem Pra Rua, que foi acusado de bater ponto sem trabalhar na Câmara de Vitória, postou em suas redes sociais um vídeo chamando a população para o ato na Praça do Papa para pedir o impeachment da presidente Dilma. Acabou recebendo uma enxurrada de críticas nas redes sociais.
Lucro extra
Ambulantes não perderam tempo e aproveitaram a manifestação contra o Governo da presidente Dilma para faturar. Vendedores se concentraram na descida na Terceira Ponte, na Capital, e vendiam bandeiras do Brasil a R$ 20. Em época de crise, cada um está dando seu jeito de aumentar a renda…
Troca-troca
Recém-filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), o deputado estadual Amaro Neto pode ficar perto de acertar sua mudança para o PDT e ser o candidato do partido na disputa pela prefeitura de Vitória. Segundo colocado na mais recente pesquisa eleitoral, o jornalista teria, inclusive, a bênção do governador Paulo Hartung para enfrentar o prefeito Luciano Rezende (PPS).
Unificação
Vem polêmica das boas pela frente. Na próxima quarta-feira (16), o vereador Devanir Ferreira (PRB) promove uma audiência pública para discutir o projeto da prefeitura de Vitória que unifica os cargos de agentes comunitários e agentes de trânsito da Guarda Municipal. A categoria, que já tem feito muito barulho no plenário durante protestos, alega que há outras prioridades para serem discutidas.
Drogas
Nesta segunda-feira (14) começa o Simpósio Metropolitano de Política sobre Drogas. Promovido pela Vice Governadoria, por meio da Coordenação Estadual de Política sobre Drogas, o vai até o dia 16, na UVV, Vila Velha. O tema central do Simpósio é a criação de uma Rede Metropolitana de atenção ao dependente químico.
Leia mais sobre o cenário político: