Prefeito e presidente da Câmara entram em rota de colisão em Cariacica

Faltando poucos meses para as eleições, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), pode ter dor de cabeça na Câmara Municipal. Nos bastidores do Legislativo, não se fala em outro assunto a não ser no rompimento do prefeito e do presidente da Casa, César Lucas (PTC). Há informações de que os dois desde o ano passado não se falam. A ruptura teria sido provocada, principalmente, pela postura de independência que César tem adotado no Legislativo, o que teria deixando Juninho irritado. Outro ponto do conflito é a disputa eleitoral. Fontes que circulam pelo Legislativo cariaciquense informam que, de olho nas eleições, o prefeito estaria assediando militantes de partidos para esvaziar a legenda dos adversários, inclusive o PTC do presidente César Lucas. Embora Juninho tenha a maioria dos vereadores do seu lado, a guerra está declarada e pode acirrar ainda mais após a insatisfação de aliados com o grande número de projetos que vem sendo vetados pelo Executivo. A Coluna tentou falar com Juninho, mas ele não atendeu às ligações.

Poesia
Depois de receber uma enxurrada de críticas por causa da sua posição contra o casamento gay coletivo em Vitória, o vereador Davi Esmael (PSB) usou a tribuna para declamar o poema “Vou-me embora para Pasárgada”, do poeta Manuel Bandeira.

Recuperação
Um dia após passar por uma cirurgia, o presidente da OAB-ES, Homero Mafra já teve alta da UTI e já está se recuperando em um dos quartos do hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Curiosamente, está no mesmo local onde está internado o ex-prefeito Paulo Maluf. Mais uma curiosidade. Um dos médicos responsáveis pela cirurgia, Roberto Kalil Filho, é o mesmo que atende Dilma e o ex-presidente Lula.

Eleição 2016
O deputado Dary Pagung (PRP) deve se reunir nos próximos dias para tratar da filiação do vice prefeito de Pancas, Marcos Mataveli. Ele será a aposta do partido para ser o candidato a prefeito da cidade, já que o atual prefeito, Jacimar Guima (PRP), não deve disputar a reeleição.

Barrada
“Água mole pedra dura, tanto bate até que fura”, foi assim que o senador Ricardo Ferraço comemorou a aprovação do decreto, de sua autoria, que suspende reajustes para taxas de financiamentos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) voltados a projetos empresariais na área da Sudene – o que inclui municípios do norte do Espírito Santo. A resolução elevou em mais de 80% das taxas de juros nas operações.

Ministro no ES
Assuntos ligados ao Tribunal Superior Eleitoral e as Eleições Municipais serão temas da palestra que o ministro do TSE Henrique Neves fará nesta sexta-feira (11) no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O evento, que terá como debatedores a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik e o advogado Marcelo Abelha Rodrigues, tem objetivo estabelecer uma parceria com  magistrados, promotores, advogados e servidores, eleitores, candidatos e partidos políticos. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail:[email protected] informando nome completo, instrução e cargo/função.

Em campanha
Leitor da Coluna ficou surpreso dia desses ao entrar em uma agência dos Correios na Praia do Canto, em Vitória. No balcão da agência havia material de divulgação do mandato do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB). O peemedebista é cotado para disputar a prefeitura de Vitória e tem no bairro um dos seus principais redutos eleitorais. Pode isso?

lelo

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada