Ferraço deve mesmo ficar fora da disputa da prefeitura de Cachoeiro

Com o calendário eleitoral se estreitando, crescem os rumores de que o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), deve mesmo continuar seu mandato na Casa e ficar fora da disputa pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. Pessoas próximas ao democrata dizem que Ferração já não tem mais o mesmo pique para concorrer a uma candidatura a prefeito. A expectativa que circula nos bastidores é de que o democrata vai focar seu capital político na provável chapa encabeçada pela sua mulher, Norma Ayub (DEM), na briga pelo Executivo de Itapemirim. Caso se confirme, o deputado deixa o território livre para Rodrigo Coelho (PDT), que deve deixar o Palácio Anchieta para se candidatar no município com o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB). Por outro lado, depois de recentes atritos com Hartung, comenta-se que ele pode aliar sua imagem a outro candidato ainda não definido.

Perguntar não ofende
O que diria o ex-presidente Lula e a presidente Dilma ao saber que o PT capixaba, apesar do rompimento do PMDB, não quer largar o osso e garante que ficará na base aliada do governador Paulo Hartung (PMDB), mesmo o peemedebista já ter declarado que o impeachment não é golpe e que rompeu com a presidente em 2004 quando apoiou uma candidatura de oposição à reeleição?

Racha
Enquanto faz discursos contra o que chama de “golpe”, o deputado federal Givaldo Vieira (PT) é um dos que defendem a saída do partido no Palácio Anchieta. Atualmente o PT tem nomes no primeiro e segundo escalão, com o ex-prefeito João Coser (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e a ex-deputada Lúcia Dornelas (Subsecretária do Trabalho). Alguns, no entanto, querem continuar.

9d617e761e2584340147e23d4c761894Ao pé do ouvido
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e o pré-candidato a prefeito da Capital Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) se encontraram durante evento no fim de semana. Adversários declarados na eleição anterior, quando Luciano derrotou o tucano, parece que o jogo está virando. Os dois têm ficado cada vez mais próximos, o que vem fortalecendo nos bastidores rumores de uma possível aliança entre PSDB e PPS para o próximo pleito. Quem viu, disse que não faltou assunto sobre política.

Nova opção
A disputa pela prefeitura de Vila Velha deve ganhar mais um candidato. O PSL pode lançar o presidente estadual da sigla, Amarildo Lovati. O partido saltou de 4 para 10 vereadores após o troca-troca partidário. Otimista, a expectativa é que o número pule para até 30 cadeiras nas câmaras nas próximas eleições.

Efeitos da crise
A queda de 42% na arrecadação dos royalties este ano já acendeu o sinal amarelo na prefeitura de Marataízes. O prefeito da cidade, Jander Vidal, já anunciou uma série de medidas para reduzir os gastos. Entre elas, demissão de servidores comissionados e corte no pagamento de hora extra. Segundo o secretário de Finanças de Marataízes, Sandro Luiz Peixoto, com essas medidas a Prefeitura deve economizar mais de R$ 700 mil por mês.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada