Se o clima entre o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), e o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), não era dos melhores, o conflito parece ter sido superado. Pelo menos foi isso que os dois demonstraram durante solenidade em Cachoeiro de Itapemirim, reduto eleitoral do democrata. Em discurso, Ferração reconheceu que em algumas situações existe atrito com o governador, mas no fim acaba entendendo seu posicionamento. Para selar a paz, o presidente ainda deu um presente de aniversário e puxou o “parabéns pra você” para o chefe do Executivo capixaba, que na próxima quinta-feira completa 60 anos. A solenidade acabou em clima de festa. Aproveitando o trocadilho da recém lançada campanha que valoriza as riquezas do Espírito Santo, o deputado agora está cheio de “amorES”. Até quando vai durar a lua de mel, ninguém sabe…
Na mídia de novo
Os rumores de que o governador Paulo Hartung (PMDB) pode se tornar ministro da Fazenda foram novamente divulgados pela imprensa nacional. Desta vez foi a Folha de São Paulo e o Estadão. Essas informações já estão interferindo, inclusive, na rotina do peemedebista. Nesta quinta-feira, por exemplo, durante solenidade no Palácio Anchieta, as pessoas brincaram questionando se chamavam ele de governador ou de ministro.
Ele fica!
Apesar das especulações, o governador disse, durante um evento em Cachoeiro de Itapemirim, que seu lugar é aqui, cuidando do Espírito Santo até 2018. “Tenho que continuar ralando para empurrar nosso Estado para frente e manter as contas em dia. Não está mole para ninguém”.
Folga antecipada
A manifestação pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), nesta sexta-feira, vai antecipar o fim de semana de servidores públicos. Órgãos como a Assembleia Legislativa (Ales) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) suspenderam o expediente por causa do protesto que deve acontecer pela manhã. As prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica dizem que o expediente está mantido, mas que podem haver mudanças dependendo de como será a interdição das vias e a dimensão do ato.
Jeitinho brasileiro
Embora seja proibida a circulação de animais montados em Vitória, a Câmara aprovou o regime de urgência para proposta do vereador Wanderson Marinho que abre uma brecha na Lei de autoria do vereador Luiz Emanuel (PPS). O “jeitinho brasileiro” foi dado por causa da chegada da expedição de tropeiros que faz parte das comemorações dos 200 anos da Rota Imperial. Pela nova redação, que deve ser votada na próxima semana, o uso de animais será permitido desde que faça parte de eventos culturais e religiosos.
Consulta na OAB-ES
A Comissão de Direito Processual e Organização Judiciária da OAB-ES fará consulta aos advogados para saber as dificuldades da categoria em relação ao novo Código de Processo Civil. O objetivo é identificar os obstáculos e também apresentar melhoria. A consulta termina no dia próximo dia 29 e as sugestões podem ser enviadas pelo email [email protected]. Após esse prazo, a Comissão fará um documento com recomendações e orientações para os advogados e exigirá do Judiciário a adoção das medidas necessárias para adequação à nova lei.
Leia mais sobre o cenário político: