O PSDB tentou sem sucesso levar o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) para o ninho tucano, mas os dois partidos continuam conversando de olho na prefeitura de Vila Velha. Com a aproximação do deputado federal Max Filho (PSDB) do Palácio Anchieta, crescem as especulações de que ele pode vir mesmo lançar sua candidatura, já que cogitava-se um possível recuo do tucano. Nos bastidores, comenta-se que Max teria o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB), que já foi adversário do próprio deputado durante seu mandato no Executivo canela-verde. Mas parece que o jogo virou e Hartung estaria mexendo suas peças no tabuleiro político.
Jogo que segue
Na análise de fontes ouvidas pela Coluna, com essa aproximação de Hartung com Max, o PMDB lançaria Hércules na chapa tucana como vice. Quem não estaria gostando nada dessas articulações é o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), que também é pré-candidato no município. O prefeito Rodney Miranda (DEM) então, nem se fala..
Caminho livre
Caso a articulação se confirme e Max seja eleito, quem assume sua vaga na Câmara é a ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (DEM). Com isso, Hartung ainda consegue agradar o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), com quem selou a paz durante a última semana em evento em Cachoeiro.
PSDB e PDT juntos
Se para a disputa pela prefeitura da Serra, o PSDB e PDT seguem caminhos opostos, lançando candidaturas próprias, o mesmo não acontece na eleição para a Federação das Associações de Moradores (FAMS) do município. As duas siglas se uniram e encabeçam a chapa 3 – Mudança para Valer. Outros dois grupos políticos também querem o comando da entidade. A chapa 1, apoiada pelo PT e a chapa 2, ligada à atual administração.
Juntos
Questionado sobre se essa aliança poderia se repetir nas eleições municipais, o pré-candidato Vandinho Leite (PSDB), brincou e disse que se o PDT indicar o vice, como acontece na chapa da FAMS, está tudo certo. O tucano não abre mão mesmo da candidatura e tem percorrido o município para fortalecer a chapa.
Previsões
Na próxima terça-feira, a secretária da Fazenda, Ana Paula Vescovi, vai participar de um painel econômico com empresários locais. O tema da sua palestra será as perspectivas econômicas do Espírito Santo para 2016 e 2017. Com o cenário político cada vez mais conturbado com o processo de impeachment da presidente Dilma, como o mercado vai se comportar diante dessa crise? É o que todos querem saber..
Leia mais sobre o cenário político: