Apesar dos rumores de uma possível união com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), nas próximas eleições, o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), anunciou, nesta sexta-feira que vai deixar o comando da instituição para se lançar como candidato ao Executivo da Capital. A previsão é de que a exoneração aconteça até o final do mês que vem. Enquanto isso, um diretor interino deve ficar responsável pelo banco. A notícia foi dada após um encontro animado com o governador Paulo Hartung (PMDB) e o vice, César Colnago (PSDB). Embora ainda não esteja oficializada, a pré-candidatura de Luiz Paulo joga um banho de água fria nas especulações de alianças com Luciano. Nos bastidores, a aproximação deles levantava suspeita de que, assim como no cenário nacional, a dobradinha PPS e PSDB poderia se repetir também na disputa pela prefeitura de Vitória. Segundo circulava nos bastidores, a ideia era recuar por aqui em troca de apoio do PPS para a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à presidência em 2016.
Substituição
O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), anunciou uma mudança na Secretaria de Educação. A secretária Iracy Baltar deixa o cargo após três anos e será substituída pelo educador José Roberto Aguiar, o JR. A categoria comemorou a chegada dele à frente da pasta, já que JR sempre defendeu os interesses dos professores. Iracy volta para a cidade de Montanha, onde vai disputar a prefeitura do município.
Novas eleições
Com todas as atenções voltadas para Brasília e nos desdobramentos em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Randolfe Rodrigues esteve no Espírito Santo na última quinta-feira para evento político da Rede Sustentabilidade, que contou com a presença do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede). O parlamentar, claro, além fortalecer a militância para as próximas eleições municipais, não podia deixar de comentar sobre o processo para tirar Dilma do poder. Em sua visão, o melhor caminho é a convocação de novas eleições, já que, segundo ele, a chapa Dilma/Temer deveria ser cassada.
Promoção do impeachment
Não é só o deputado Carlos Mannato (SD) que está promovendo bolão sobre o placar do impeachment. O restaurante Ilha do Caranguejo, em Vitória, está realizando uma promoção para os clientes que acertarem quantos votos a presidente Dilma terá contra e a favor no próximo domingo. Quem acertar ganha um ano de camarão no coco e mais R$ 3 mil de consumação. A sorte está lançada.
Rumores
Depois do governador Paulo Hartung (PMDB), agora é a vez do ex-governador Renato Casagrande (PSB) também aparecer entre os possíveis ministros em uma eventual equipe do vice-presidente, Michel Temer, caso seja aprovado o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Os dois são rivais declarados. Alguém tem que avisar ao Temer que eles não dividem o mesmo espaço.
Fracasso
A manifestação pró-impeachment e a greve geral prevista para esta sexta-feira não deu muitos resultados. A proposta era parar a cidade, fechar ponte e interditar o trânsito. Nada disso aconteceu. Nem 100 pessoas apareceram para o ato. Nas redes sociais, os petistas fizeram até piada com o protesto.
Novo titular
O jornalista Fabrício Marvila é o novo secretário de Comunicação da prefeitura de Linhares. Ele atuava no Executivo desde 2013, quando exercia a função de diretor de Comunicação e depois assessor especial de Gabinete. Marvila assume o posto que antes era ocupado interinamente pelo chefe de gabinete Welio Pompermayeier.
Leia mais sobre o cenário político: