Nos seus cinco anos de mandato, a presidente Dilma Rousseff (PT) fez apenas duas passagens pelo Espírito Santo e todas relâmpago. A indiferença dela com o Espírito Santo pode ser traduzida pela ausência de investimentos da União no Estado, problema que já vem se arrastando desde o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Basta observar as principais obras que o Estado precisa, como ampliação do aeroporto, duplicação da BR-262 e melhorias no Porto de Vitória, só para citar algumas, sequer foram concluídas neste periodo. Com a troca de Governo, há uma grande expectativa disso mudar. Se melhorar a relação do Governo Federal com os capixabas já ajuda bastante. O deputado Lelo Coimbra, líder regional do PMDB, já se articula para trazer o presidente Michel Temer ao Espírito Santo. O próprio governador Paulo Hartung já se colocou à disposição de Temer. A torcida é para que o Espírito Santo tenha um pouco mais de atenção, já que tem grande importância para a atividade econômica do país e um dos poucos que ainda estão organizados financeiramente.
Na defesa
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) já apresentou sua defesa, oral e escrita, à Executiva nacional do partido. Ele tenta evitar a expulsão após ter votado a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff quando a orientação era votar contra.
Articulação
O presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), tem feito diversas reuniões sobre a disputa para a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. Dia desses participou de um encontro correligionários na residência do seu fiel escudeiro, vereador José Carlos Amaral. Até o final do mês o grupo deve se reunir novamente.
Notificação
Chegou na Câmara de Vitória a carta do Conselho Regional de Psicologia com a nota de repúdio ao vereador Davi Esmael (PSB) pela posição contrária ao casamento gay coletivo que será realizado pela prefeitura na próxima terça-feira (17). O Conselho de Direitos Humanos também repudiou as declarações feitas pelo socialista.
Segurança
Na última sexta-feira, o prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), pediu ao Governo a instalação de uma unidade do Batalhão de Trânsito no município. A área solicitada no pedido é no bairro Santo André, próxima ao Faça Fácil. Segundo Juninho, a unidade traria mais agilidade nas ações e resoluções de trânsito.
Adeus!
Mais uma mudança na equipe do prefeito de Guarapari, Orly Gomes. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Aurelice Vieira, deixa a pasta para se dedicar a projetos pessoais. Essa é a segunda baixa no Executivo da cidade saúde. A primeira foi a secretária de Comunicação Andrea Monteiro. Aurelice já foi secretária também na gestão do então prefeito Edson Magalhães, que vai disputar novamente a prefeitura.
Leia mais sobre o cenário político: