Como se não bastasse o alvoroço que está em Brasília nos últimos dias, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), presidente interino da Câmara, decidiu colocar ainda mais lenha na fogueira ao anular a votação do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) nesta segunda-feira. Foi um “Deus nos acuda” até que o presidente do Senado, quem diria, decidiu dar continuidade ao processo. No Legislativo, a decisão causou grande repercussão. Os colegas já querem, inclusive, cassar seu mandato, já que o ato teria sido uma articulação com o ex-presidente Eduardo Cunha, afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No Senado, capixabas também reagiram. O senador Ricardo Ferraço, por exemplo, considerou descabida a postura do presidente interino e pediu sua interdição. Segundo ele, o país está “à deriva, sem norte” e a atitude de Maranhão só agrava o cenário político que o Brasil enfrenta.
Expulsão
O ato pode sair caro para Maranhão. O líder do Partido Progressista no Espírito Santo (PP), Marcus Vicente, já avisou que vai encaminhar à Executiva do partido a expulsão do parlamentar. Seis partidos também já protocolaram no Conselho de Ética pedido de cassação do mandato. Se arrependimento matasse…
Pela ordem
Presidindo a sessão desta segunda-feira na Assembleia Legislativa, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) solicitou que os seguranças da Casa evitassem a entrada de assessores dos parlamentares no plenário, o que é proibido pelo regimento. Tinha mais servidor do que parlamentar…
“Ausente”
Novamente Enivaldo se estranhou com o líder do Governo, Gilvevan Fernandes (PMDB). Durante a sessão, os dois trocaram farpas por conta do andamento do expediente. O peemedebista tentava fazer o encaminhando de uma proposta, mas sequer tinha registrado presença no painel eletrônico.
Oportunidade
No mesmo dia em que o Folha Vitória publicou a pesquisa De Olho no Poder – Eleições 2016 Flexconsult/Rede Vitória, onde aponta que a saúde é o principal problema do município, o pré-candidato Vandinho Leite (PSDB) logo pegou carona no estudo e divulgou no Facebook seu plano de Governo para a área. Entre as ideias, está a criação do Centro de Especialidades Municipal. Ficou até parecendo campanha antecipada…
Aproximação
Durante encontro com a equipe para discutir o Planejamento Estratégico, o governador Paulo Hartung (PMDB) cobrou presença nas ruas para acompanhar de perto as demandas. “Queremos um Governo que converse, dialogue e interaja com a sociedade”, destacou.
Leia mais sobre o cenário político: