Eleito com a bandeira da mudança no Executivo após oito anos de administração do PT, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), vai passar pelo teste de satisfação da população nas eleições de outubro. Pré-candidato à reeleição, Luciano, no entanto, não vai ter tarefa fácil pela frente. A maior parte da população quer fazer o “gesto da mudança” de novo, só que agora para trocar de prefeito novamente. Na reta final dos seus quatro anos de mandato, o trabalho de Luciano é reprovado por 52% da população contra 40% que aprova. É o que mostra a pesquisa De Olho no Poder – Eleições 2016 Flexconsult/Rede Vitória publicada neste domingo pelo Folha Vitória. A situação do prefeito fica ainda mais complicada quando a pergunta é sobre a reeleição. De acordo com o estudo, quase 68% dos entrevistados são contra a reeleição. O índice é considerado preocupante, principalmente se for levado em consideração a expectativa depositada no então candidato durante a última campanha eleitoral.
Sem confiança
Luciano tem repetido o discurso da queda da arrecadação e período de crise financeira que atingiu todo o país nos últimos anos. Talvez por isso, nem tudo que os moradores esperavam foi feito. Por conta dessa fase, o nível de confiança no prefeito também não é dos melhores. De acordo com o estudo, 65,5% dos entrevistados disseram que não acreditam nele. Reverter isso vai ser complicado…
Satisfação
Se por um lado os números não favorecem o chefe do Executivo da Capital, por outro lado há um ponto destacado na pesquisa que é positivo para a administração. De acordo com o estudo, a maioria da população aprova a qualidade de vida em Vitória. 60% dos entrevistados também acreditam que a cidade vai melhorar daqui para frente.
Desconhecido
Apesar de ter assumido a prefeitura de Vitória por diversas vezes, parece que o trabalho do vice-prefeito Vaguinho Ito (PPS) é apenas figurativo diante da população. Questionado como o morador avalia sua atuação, 73% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Os que conhecem, apenas 4,8% aprovam seu trabalho contra 10,5% que reprova.
De conversa
As articulações em torno da disputa pela prefeitura da Colatina estão aquecidas. Informações de bastidores apontam que PDT, PMDB, PSDB e DEM estão conversando para, juntos, lançar um candidato a prefeito. O grupo estaria atrás de um nome novo para ser o representante dos partidos. O escolhido, no entanto, ainda não foi definido.
Pela ordem
Os vereadores Ricardo Chiabai (PPS) e Joel Rangel (PMDB) realizaram uma audiência pública para discutir o projeto de lei que ambos protocolaram para regulamentar os “food trucks” em Vila Velha. O objetivo foi esclarecer as dúvidas e ouvir sugestões para aprimorar o projeto de regulamentação do serviço no município.
Leia mais sobre o cenário político: