Pelo menos por enquanto, o Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo (PT-ES) vai manter a aliança com o PMDB no Estado, apesar de parecer (e ser) surreal. A união entre os dois partidos foi rompida há alguns meses e ficou insustentável principalmente após o PMDB apoiar e ser um dos principais partidos articuladores do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). No Palácio Anchieta, no entanto, a parceria está mantida, até porque os petistas ocupam cargos e não querem entregá-los apesar de toda a briga entre as legendas no cenário nacional. O desembarque seria decidido nesta terça-feira durante uma reunião com a Executiva nacional do PT. No encontro nada foi decidido. A única decisão e de que haverá outra reunião para discutir o assunto e que a Executiva estadual é quem vai bater o martelo. A situação fica ainda mais difícil de entender pelo fato da cúpula petista anunciar que não irá se coligar com partidos que votaram a favor do afastamento de Dilma.
Divisão interna
A posição de ficar no base aliada do governador Paulo Hartung é questionada até mesmo pelos próprios petistas que defendem a saída urgente do partido. Um grupo resiste, principalmente a corrente ligada ao ex-prefeito e atual secretário de Desenvolvimento Urbano, João Coser (PT).
Haja emoção
Ao receber a tocha olímpica em Vitória, o prefeito Luciano Rezende (PPS) não conseguiu segurar a emoção. Ele, que já participou dos jogos como médico da delegação brasileira, diz que nunca imaginou que um dia fosse segurar o o símbolo histórico como prefeito da cidade que tanto ama.
Protesto
Mas nem tudo foi festa durante a passagem da tocha em Vitória. Um pequeno grupo do Movimento Brasil Livre (MBL) realizou um ato contra os gastos públicos feito para as olimpíadas, enquanto o país precisa de outras prioridades, como saúde e educação. Até o pixuleco do ex-presidente Lula apareceu para “recepcionar” o fogo olímpico.
Ausência
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), passou alheio à festa da chegada da tocha em Vitória. Aliás, nenhum membro do Governo apareceu para recepcionar o maior símbolo das olimpíadas no Estado.
Homenagem
Rodrigo Cândido, assessor direto do deputado federal Givaldo Vieira (PT), ficou todo animado após receber o título de Cidadão de Laranja da Terra. A homenagem foi entregue pelo seu trabalho quando atuava na vice-governadoria. O título foi, literalmente, um presente, já que ele faz aniversário nesta terça-feira.
Leia mais sobre o cenário político: