Ao que tudo indica, as estratégias usadas para fazer a candidatura à reeleição do prefeito Rodney Miranda (DEM) decolar não estão dando certo. Pelo menos foi isso que comprovou a pesquisa De Olho no Poder – Eleições 2016 Flexconsult/Rede Vitória divulgada neste domingo. Pelo levantamento, o democrata é reprovado por 70% dos moradores e apenas 17% confiam no que Rodney fala. A baixa popularidade do prefeito já havia acendido o alerta no Executivo canela-verde. Tanto que desde o início do ano o governador Paulo Hartung (PMDB) tem ido com frequencia a Vila Velha, inclusive, abrindo o caixa do Palácio Anchieta para realizar obras na cidade. Outra tática usada para alavancá-lo são as recentes aparições do deputado Amaro Neto (SD) ao seu lado, principalmente em solenidades oficiais nos bairros mais carentes.
Do povo
O parlamentar, que tem grande aceitação nas camadas mais populares da população, chegou a posar para fotos ao lado de Rodney com ampla divulgação nos veículos oficiais do Executivo municipal. No entanto, de acordo com a pesquisa, a reeleição do democrata está cada vez mais distante. Somente 16% dos entrevistados disseram que Rodney deveria ter mais quatro anos de mandato.
Explicação
Todo mundo sabe que não está fácil para ninguém, mas a desculpa da crise para justificar a avaliação negativa não vai colar. Até porque em Viana, por exemplo, mesmo com a dificuldade financeira, o prefeito Gilson Daniel (PV) teve recordes de aprovação entre os moradores do seu município.
Fiscalização
Demorou um pouco, mas a Câmara de Anchieta decidiu implantar o ponto biométrico para controlar a frequencia dos servidores da Casa. A implantação do sistema foi discutida junto ao Ministério Publico e o prazo para o serviço ser colocado em prática será de até três meses.
Disputa em Cachoeiro
Enquanto o presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço (DEM) não se decide se vai ou não entrar na briga pela prefeitura local, a Rede Sustentabilidade já tem se movimentado para as eleições. O partido lançou o Professor Jonathan como pré-candidato e já está, inclusive, formando alianças com outros partidos.
De carona
O pré-candidato que não é bobo, já tem divulgado sua pré-candidatura com fotos ao lado da ex-senadora Marina Silva, que é cotada para disputar a presidência da República e lidera pesquisa de intenções de votos.
Leia mais sobre o cenário político: