Ferraço faz pressão para evitar corte no orçamento da Assembleia

No dia em que o Governo anunciou novas medidas para cortar despesas, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), fez um discurso no plenário na tentativa de evitar uma redução no orçamento da Casa. Pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), está previsto para o Legislativo o montante de R$ 208 milhões, mas consta no relatório propostas de demissões e até cortes no tíquete de alimentação dos servidores. Ferraço quer uma audiência com o governador Paulo Hartung (PMDB) para evitar que seu orçamento seja alvo da guilhotina palaciana. O democrata lembrou que apesar de ter um dos menores orçamentos dos três poderes, a Assembleia todo ano vem fazendo seu dever de casa e chega a devolver sobras para o Executivo. Por isso, na avaliação de Ferraço e de demais parlamentares, reduzir o montante em que a Casa tem direito é injusto. A LDO promete ainda ser alvo de muita polêmica no plenário e objeto de uma queda de braço entre a Assembleia e o Palácio Anchieta.

Em votação
Vale lembrar que o projeto da LDO, embora não esteja mais no prazo de adicionar emendas parlamentares, ainda está tramitando. Se não houver acordo com o Palácio, nada impede que a votação do orçamento do Estado seja travada pelos deputados estaduais, mesmo com a maioria dos parlamentares rezando na cartilha do governador.

Sem crise
Ferraço garantiu que não haverá crise na Assembleia e pediu tranquilidade a todos, apesar da ameaça da redução de verba. “Uma Assembleia enxuta, com o seus pagamentos em dia e com seu orçamento funcionando normalmente”, essa foi a promessa dele durante o plenário.

Fusão e extinção
O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira, a fusão das Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo (Aspe) e da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária (Arsi). Além disso, a Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin) será absorvida pela Secretaria de Desenvolvimento e o Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A expectativa é que sejam economizados R$ 2,9 milhões por ano.

Promoção  
A frequencia com que o secretário de Segurança André Garcia vem aparecendo nas redes sociais voltou a levantar suspeitas de que ele pretende seguir o caminho da política e disputar eleição. Nesta segunda-feira, fez questão de publicar a prisão de suspeitos de atropelar um policial durante blitz. Nos bastidores há quem diga que ele já está tentando se promover para concorrer a uma das 30 cadeiras na Assembleia nas eleições de 2018.

Nos passos de Rodney
Caso os rumores se confirmem, Garcia vai seguir os passos do prefeito Rodney Miranda (DEM), que iniciou a carreira no Estado como secretário de Segurança, depois foi para a Assembleia e, em seguida, virou prefeito. Nos bastidores, o que se comenta é que Garcia estaria sendo preparado pelo próprio governador Paulo Hartung (PMDB).

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada