LDO divide deputados e votação é adiada na Assembleia Legislativa

Em uma sessão tumultuada, os deputados estaduais preferiram fazer uma manobra e derrubar os trabalhos no plenário para adiar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Alguns parlamentares questionaram o “voto de confiança” que a Casa pode dar ao Governo do Estado, já que na peça há sugestões de corte de gastos, demissões e até redução do tíquete alimentação dos servidores. O temor é que com a crise, após sua aprovação, a verba destiwnada à Assembleia, que é de R$ 208 milhões, possa passar pela guilhotina palaciana. O deputado Sandro Locutor (Pros) se posicionou contra a votação. “Não me sinto a vontade. Mais uma vez vamos dar um cheque em branco. A Mesa tem que ter comando de fato nessa questão”, pontuou o parlamentar que ganhou coro dos demais colegas. O líder do Governo, Gildevan Fernandes (PMDB), teve trabalho, junto com o governista Dary Pagung (PRP), mas não conseguiram convencer os colegas. Depois de muita conversa, a LDO foi aprovada no final da noite em uma sessao extraordinária.

Nos passos do pai
O ex-deputado Claudio Vereza (PT), que agora curte sua aposentadoria no Recanto dos Pássaros, na Barra do Jucu, pode ter um representante na Câmara de Vila Velha. Seu filho Pedro Vereza lança voo de olho nas próximas eleições e se colocou como pré-candidato a vereador no município pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O rapaz já tem até bandeira para a campanha: “Ética e transparência”. Além disso, diz que vai dar continuidade aos princípios e valores defendidos pelo pai na sua trajetória política.

Guarda na rua
Em meio à polêmica sobre o projeto da Guarda Municipal na Serra, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) solicitou uma sessão extraordinária na próxima quinta-feira (30) para votar a alteração no projeto que antecipa a divulgação dos aprovados no concurso. O encontro promete, já que a proposta virou alvo de disputa eleitoral entre Audifax e o deputado Sérgio Vidigal (PDT). Na semana passada, o pedetista reuniu vereadores aliados que tentam barrar a votação.

Hartung em Viana
Nesta quarta-feira, o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), estará em Viana para uma visita ao prefeito Gilson Daniel (PV). Durante o dia, os dois vão acompanhar as obras de construção da UPA 24 horas. Depois eles seguem para as instalações da fábrica de isopor Thermopor. Hartung participa ainda da inauguração de obras feitas na cidade em parceria com o Governo do Estado, como a quadra da Escola de Ensino Fundamental Araçatiba, academia e pavimentação de acesso à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Popularidade
O deputado Marcelo Santos (PMDB) vai realizar um evento para discutir políticas públicas para as mulheres. Entre os temas, estão presença feminina na vida pública, mercado de trabalho, educação infantil, drogas e violência doméstica. O peemedebista convidou o deputado Amaro Neto (SD), pré-candidato a prefeito de Vitória, para participar da reunião que acontece na Associação da Terceira Idade, em Porto de Santana.

Homenagem?
A Câmara de Cariacica realizou sessão para a entrega de títulos de Cidadão Cariaciquense e comenda Mochuara, a mais alta honraria do Legislativo. O problema é que as homenagens não teriam validade, já que os nomes dos escolhidos não tiveram aprovação do plenário. Entre os homenageados, o deputado Marcelo Santos (PMDB), o padre Edemar Edringer e até o prefeito de Viana, Gilson Daniel, além do próprio presidente da Casa, César Lucas (PV), que também ganhou a comenda. Mas nada estaria valendo oficialmente… Que coisa!

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada