Sem apoio de Hartung, PEC da Reeleição na Assembleia vai por água abaixo

A tentativa de permitir que o deputado Theodorico Ferraço (DEM) tenha a chance de ficar mais um mandato na presidência da Assembleia Legislativa começa a naufragar, já que, segundo fontes ouvidas pela Coluna, a “PEC da Reeleição” não teria o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB). Questionado sobre o assunto, o peemedebista diz que prefere não interferir nas decisões da Casa e que esse é um assunto para ser tratado mais para frente. Deputado da base ouvido pela Coluna confirma que Hartung não tem discutido sobre o assunto com os parlamentares. Sem maioria dentro da própria Casa, apenas 13 deputados assinaram a proposta (alguns já dão até sinais de arrependimento e devem votar contra), e sem a interferência de Hartung, ao que tudo indica o grupo que quer alternância de poder na Mesa começa a ganhar força. Mas esse é um debate que será feito após o processo eleitoral porque a poeira no plenário está começando a abaixar.

Fogo de palha
Incitada pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSB), que não esconde o desejo de ser presidente, a PEC acabou fazendo o caminho inverso e, ao invés de unir forças em torno de Ferraço ou beneficiar Enivaldo, acabou criando uma fila de pretendentes ao cargo. Com o jogo virado, agora há uma manobra para apagar o incêndio.

Prazo vencido
Embora ninguém confirme oficialmente, nos corredores do Legislativo o que se comenta é que o prazo de validade de Ferraço na Mesa venceu. Suas ações à frente do cargo são reconhecidas, mas alguns acreditam que a produtividade da Casa já não é mais a mesma, apesar de ainda ser uma das bandeiras usada para uma eventual campanha à reeleição. “O Procon já está de olho nele”, brinca um deputado ouvido pela Coluna.

Em Brasília
Na próxima segunda-feira (20), o governador Paulo Hartung (PMDB) estará em Brasília para um encontro com o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). Além do capixaba, outros chefes de Executivos também estarão na reunião para discutir a dívida dos estados.

Exoneração na rede
Depois que comunicou ao vivo a demissão de Magno Pires da Superintendência de Patrimônio da União, o presidente do Conselho Popular de Vitória, Robson Willian, passou a ser temido por servidores do Governo Federal. A turma que perde o amigo, mas não a piada diz que ao invés de acessar o Diário Oficial, quem corre risco de exoneração tem preferido conferir o Facebook do dirigente comunitário.

CPI do DPVAT
O deputado federal capixaba Marcus Vicente (PP) foi eleito presidente da CPI do DPVAT na Câmara Federal. A primeira reunião já está marcada para a próxima segunda-feira (20) para definir o roteiro de trabalho. A comissão vai investigar denúncias de irregularidades no pagamento do benefício. Vicente indicou o deputado Wellington Roberto (PR-PB) como relator da CPI.

Alerta em Iconha
Pesquisadores usando o nome da prefeitura de Iconha e do prefeito João Paganini estão percorrendo a cidade para entrevistar moradores e comercializar um livro. Só que o Executivo esclarece que nada tem a ver com esse grupo e orienta chamar a polícia caso alguém seja abordado por eles.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada