Sem Hélder, deputado Marcelo Santos ganha fôlego para disputa em Cariacica

Depois que o deputado federal Hélder Salomão (PT) anunciou que não será candidato a prefeito, o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) ganhou novo fôlego para a disputa eleitoral em Cariacica. A pesquisa Flexconsult/Rede Vitória já apontou seu favoritismo em relação aos demais candidatos, com a exceção do petista, que liderava as intenções de votos. Em um cenário com a ex-secretária de Educação Célia Vilela, Santos venceria com 25,3% dos votos contra 18,5% de Juninho. No confronto direto com Juninho, o atual prefeito também perderia para o peemedebista. Diante dos números e do cenário favorável, o PT não deve dar trabalho para seu projeto de eleição. O único que pode ameaçar seus planos é o atual prefeito, que embora esteja mal avaliado nas pesquisas pode ganhar força na reta final com um possível apoio do governador Paulo Hartung (PMDB), que tem participado com frequência de eventos no município, inclusive com dedicação especial às obras do Hospital Geral de Cariacica, uma obra aguardada há anos pelos moradores.

Aproximação
Hartung ainda não bateu o martelo sobre quem vai apoiar, se é que vai subir em palanque de alguém. A ordem natural seria emprestar seu capital político para Marcelo Santos, já que são do mesmo partido. Mas o deputado foi um dos principais aliados do ex-governador Renato Casagrande (PSB), no entanto, parece que as divergências estão sendo superadas. Principalmente porque o parlamentar tem sido visto com frequencia no Palácio Anchieta, um sinal claro de reaproximação.

Faça o que eu digo
Curiosamente o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, tem declarado que a alternância de poder é saudável quando questionado sobre a eleição para presidente na Assembleia Legislativa. Só que na entidade a qual preside, ele já está em seu terceiro mandato.

Inadimplência
Ainda sobre a OAB-ES, a ordem vai iniciar a partir do dia 1 de julho o programa de recuperação de anuidade dos advogados que estão com a mensalidade em atraso. Para regularizar a situação dos inadimplentes, haverá perdão de até 100% dos juros das taxas em atraso e a dívida poderá ainda ser parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito.

Aproximação
O cidadão vai ficar mais perto do Ministério Público Estadual (MPES). O órgão está lançando um aplicativo para deixar mais fácil o acesso das informações sobre a instituição. O app também permite que os cidadãos façam denúncias, comentários e sugestões à Ouvidoria do MPES, além de permitir a consulta de autos, processos e publicações do MPES no Diário Oficial. A nova ferramenta está disponível para smartphones, tablets e iPads, nas versões IOS e Android.

“Sheik” do petróleo
O ex-secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo Márcio Félix deve ser o novo secretário de Petróleo e Gás. Capixaba de coração, como ele mesmo se apresenta, diz que ainda não tem nada definido, mas há informações de que a confirmação deve sair nos próximos dias.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada