Depois de pedir para sair do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), a ex-prefeita e ex-deputada estadual Solange Lube (PMDB) quer voltar para o Governo do Estado. Pelo menos essa é a informação que circula dos bastidores. Os rumores ganharam ainda mais força depois que ela, mesmo não entanto mais no Idurb, foi convidada pelo governador Paulo Hartung (PMDB) para participar da reunião no Palácio Anchieta junto com prefeitos do Estado. A pauta do encontro foi a ajuda que o Executivo vai dar para os prefeitos regularizarem a situação fundiária em seus municípios. A presença de Solange do lado direito de Hartung chamou atenção de quem participou do encontro. Na reunião, ela foi citada pelos seus serviços à frente do Idurb, mas informações extraoficiais apontam que ela está mesmo ensaiando um possível retorno.
Recuo
As especulações se confirmadas enterram de vez as chances de uma eventual candidatura no município de Viana. Com os direitos políticos suspensos, ainda há quem acredite que Solange poderia brigar para viabilizar sua chapa. Mas na cidade, o PMDB local já trabalha com o nome do ex-chefe do Detran Carlos Lopes (PMDB) para enfrentar o projeto de reeleição do prefeito Gilson Daniel (PV).
Coincidência
o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) e o ex-deputado Vandinho Leite (PSDB) tem adotado a mesma tática de percorrer o município da Serra e ouvir a população. As “caravanas” são sempre acompanhadas de alguns palestrantes. A estratégia tem levantado suspeitas de que os dois podem, lá na frente, caminhar juntos também. Será?
Blocão avança
O blocão de partidos que pretende lançar um candidato a prefeito em Vila Velha se reuniu na quinta-feira (2) para a discutir o processo eleitoral no município. O encontro, dessa vez, contou com a presença do deputado Hércules Silveira (PMDB). A ideia do grupo é não fazer alianças nem com Neucimar Fraga (PSD) e nem com Rodney Miranda (DEM).
Convocação
Nesta segunda-feira (6), o prefeito de Guarapari, Orly Gomes, terá que prestar depoimento na CPI da Máfia dos Guinchos. A comissão quer explicações sobre as denúncias de irregularidades na concessão de placas de táxi no município. Segundo a relatoria da CPI, Janete de Sá, há informações até de vendas de placas na cidade. Além de Orly, foram convocados também o secretário de fiscalização, Danilo Bastos Porto, e o ex-presidente da comissão de licitação de Guarapari, Otávio Júnior Rodrigues Postay.
Lama no ES
O deputado federal Paulo Foletto (PSB) é o novo coordenador da Comissão Externa que acompanha e monitora os desdobramentos do desastre no Rio Doce. Nesta quinta-feira, Foletto solicitou a apresentação do relatório parcial aos Ministérios do Meio Ambiente, Minas e Energia, Público Federal e para as representações da sociedade civil. “Colatina levou uma flechada no coração com o maior desastre ambiental do Brasil”. A Comissão deverá ser aprovada em cinco dias. O primeiro coordenador foi Sarney Filho que atualmente é o ministro do Meio Ambiente.
Leia mais sobre o cenário político: