Enquanto o cenário em Vitória e Serra se apresenta cada dia mais claro, com um quadro óbvio de candidatos às prefeituras, o mesmo não se pode dizer de Vila Velha e Cariacica. Na segunda, em particular, ainda é um mistério o nome de quem, de fato, irá liderar o blocão da terceira via, formado por PSB, PSL, PTB, PROS, PT, PCdoB , entre outros partidos. Diferentemente de Juninho (PPS) e Marcelo Santos (PMDB), que com certeza serão candidatos – a não ser que uma mudança radical no estilo Luiz Paulo (PSDB) aconteça – não se sabe o destino de Marcos Bruno (Rede), Célia Tavares (PT) e Sandro Locutor (PROS). Marcos Bruno começou articulações junto ao blocão, mas fontes do grupo afirmam que a condição do deputado estadual era ser, de qualquer jeito, a cabeça da chapa. A ‘imposição’ teria então afastado Marcos Bruno do grupo, que agora se articula de maneira independente com outros partidos, e corre o risco real de ganhar o apoio do PT de Helder Salomão.
Os demais
Célia Tavares tem o apoio de uma ala do PT, que defende a candidatura própria no município, mas pode ser sacrificada pelos delegados que formam maioria em prol de Marcos Bruno. Já Locutor diz que segue conversando com as demais siglas e lideranças empresariais. O deputado, que recentemente sofreu certo desgaste com a história das diárias para a esposa custeadas pela Assembleia Legislativa, diz que a possibilidade de concorrer é real, pois o partido decidiu por unanimidade que seu nome deve estar no pleito. Como se percebe, até dia 5 muita água ainda irá rolar…
Disputa
Genivaldo Lievori (PT) confirma que irá disputar a Prefeitura de Colatina e que, para isso, tem dialogado com diversos partidos no município. O presidente do PT diz ainda que não conhece seus concorrentes, pois dependendo das articulações, o quadro muda substancialmente na Princesa do Norte.
Possibilidade
Possível concorrente de Lievori, Josias da Vitória (PDT) tem rodado o Norte do Estado, seu domicílio eleitoral. Neste sábado (24) esteve em Baixo Guandu dando apoio ao projeto de reeleição de Neto Barros (PDT). Nos últimos dias marcou presença em Sooretama, Água Doce do Norte e Mucurici.
Apoio
A Rede deve anunciar, durante convenção do partido em Vitória a ser realizada na noite de quinta-feira (28), apoio à reeleição de Luciano Rezende (PPS). O local do evento ainda é uma incógnita: auditório do Ifes, conforme permite a legislação eleitoral, ou na Câmara.
Novo presidente
O governador Paulo Hartung (PMDB) participará, na segunda-feira (25), da solenidade de posse do novo diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho. O cargo foi ocupado por Luiz Paulo (PSDB) por 14 meses.
Leia mais sobre o cenário político: