Arquivado projeto para acabar com recesso na Assembleia

Depois de um ano parado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, o projeto do deputado Hércules Silveira (PMDB) que acaba com o recesso parlamentar no mês de julho finalmente saiu da gaveta e foi apreciado nesta terça-feira. Só que como já era esperado, a ideia dificilmente seria aprovada no plenário. Antes mesmo de chegar para ser apreciado, a CCJ deu parecer pela inconstitucionalidade. Dr. Hércules chegou a usar a tribuna para defender sua proposta e tentar derrubar o parecer. Foi em vão. A decisão foi aprovada pela grande maioria dos parlamentares. Alguém achou mesmo que os deputados iriam abrir mão das “férias” do meio do ano? Aliás, depois de uma semana sem votação por falta de quórum, finalmente o painel registrou presença para dar continuidade ao expediente. Desde o fim do recesso o plenário estava às moscas e nada era votado na Casa.

Enganado
O deputado Euclério Sampaio (PDT) pelo visto deve voltar a chamar atenção no plenário da Assembleia com suas críticas ao Governo. Nesta terça-feira, por exemplo, sem citar nomes, disse que foi enganado durante um ano e meio, mas que agora tirou a viseira. A aproximação de Euclério com o prefeito Luciano Rezende (PPS) é um sinal de que a declaração foi direcionada ao Palácio Anchieta.

Traição
E mais uma vez o deputado Hércules Silveira (PMDB) foi ‘traído’ por seu partido. Ele, que almejava lançar candidatura a prefeito, recuou (de novo) e decidiu apoiar a candidatura do deputado federal Max Filho (PSDB). O PMDB, no entanto, vai caminhar com Rodney Miranda. O clima não é dos melhores..

Planejamento
A diretoria da Findes em Vila Velha terá um encontro com o pré-candidato a prefeito Neucimar Fraga (PSD) para apresentar um relatório com as reivindicações do empresariado para o município. A entidade também terá encontro com outros concorrentes ao Executivo municipal.

Menos gastos
A crise freou os gastos nos Legislativos capixabas. Pelo segundo ano consecutivo, houve redução nas despesas e, em 2015, o recuo foi de 2,6%. O montante economizado foi de R$ 7,7 milhões em relação ao ano anterior. As Câmaras de Bom Jesus do Norte, Mucurici e Mimoso do Sul registraram as maiores quedas, enquanto que a de Venda Nova do Imigrante registrou aumento de 69,7%. A economista e editora do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria, explica que essa redução está ligada diretamente ao fraco desempenho das receitas das prefeituras.

Crise na saúde
O coordenador da bancada capixaba, Marcus Vicente (PP), se reuniu com representantes da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes) e com o secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira. Na pauta, a crise financeira enfrentada pelas instituições. Após o encontro, ficou definido que será feito um pedido à Caixa Econômica para rever os financiamentos e reduzir os juros. Ainda segundo o secretário, há pelo menos R$ 170 milhões de repasses em recursos federais o que poderia socorrer a saúde capixaba. A bancada ficou de trabalhar para agilizar a liberação da verba.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada