Depois que o PSDB desistiu de concorrer em Vitória e Serra, os tucanos capixabas estão apostando todas as fichas no deputado federal Max Filho (PSDB) para fazer ninho no Executivo de canela-verde. Com o parlamentar na disputa, resta saber qual será o futuro do deputado Hércules Silveira (PMDB), que é pré-candidato, mas sempre pregou um acordo de que se Max entrasse ele retirava seu time de campo. Max, que já tinha desistido de concorrer a eleição, recuou. No ninho há quem aposte que Hércules poderá compor a chapa como vice, mas o peemedebista descarta essa possibilidade. “Já sou vascaíno. Chega de vice”, brincou. Ele garante que estará com Max, mas a decisão do PMDB, no entanto, vai ficar para esta sexta-feira, quando o partido realiza sua convenção no Clube Arci, em Vila Velha. Na reta final a oficialização das coligações – o prazo termina nesta sexta-feira – está uma correria nos bastidores. O que foi definido hoje, amanhã pode ser mudado. A decisão, como sempre, vai ficar para os 45 minutos do segundo tempo. Mas sem direito a prorrogação.
Unidos
Enquanto espera receber oficialmente o apoio dos tucanos, o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) conquistou mais um partido para sua base. O vereador Serjão (PTB) decidiu abrir mão da candidatura a prefeito e declarou apoio à chapa do peemedebista.
Mais apoio
Mais três partidos anunciaram apoio ao prefeito Audifax Barcelos (Rede). São eles: PTN, PSDC e PRB e o anúncio aconteceu na tarde desta quinta-feira. Os representantes das siglas estiveram no evento e foram, claro, só elogios ao prefeito.
Recuo
Depois de se afastar do Incaper, de onde é servidor de carreira, para disputar a prefeitura de Vitória, o ex-secretário Enio Bergoli (PV) faz o caminho de volta para o órgão. Ele anunciou que desistiu de disputar a eleição e assumiu o cargo nesta quinta-feira. O partido agora segue com Luciano Rezende (PPS).
Nas montanhas
O PRP de Santa Leopoldina lançará nesta sexta-feira a candidatura do presidente da Femicro e do Sindicato dos Despachantes do Estado, Vava Coutinho. Ele terá como vice, Tuca das Máquinas (SD). Compõem o grupo PRP, SD, PMDB, PSDB, PT, PPS e PTN.
O Retorno
O ex-prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke (PMDB), quer tentar voltar para o Executivo. Ele lança sua candidatura nesta sexta-feira e espera a presença da senadora Rose de Freitas (PMDB), sua madrinha política. Na convenção será escolhido também o nome do vice. São sete nomes e o mais votado leva a vaga na chapa.
Leia mais sobre o cenário político: