Enquanto o clima da disputa eleitoral anda tranquilo em outros municípios do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha os ânimos estão aflorados. O prefeito e candidato à reeleição, Henrique Vargas (PRP), tem trocado farpas com a candidata da deputada estadual Raquel Lessa (SD), Céia Ferreira (SD). O chefe do Executivo a acusa de “fazer baixarias” e dizer “fatos falsos”. Em um áudio, a campanha de Céia afirma que o município tem atrasado recursos para a Apae e para o asilo e que isso “é muita irresponsabilidade”. A campanha da candidata de Raquel ainda diz que falta sensibilidade a Henrique que, vizinho da Apae, passaria todos os dias em frente à instituição com os vidros fechados e acrescenta que ele teria feito o “pior governo da história de São Gabriel da Palha”.
Rebate
Vargas rebate e diz que os gabrielenses não podem ser vítimas de “um verdadeiro estelionato eleitoral promovido pela oposição”. Em sua defesa, o prefeito contesta as informações veiculadas por Céia e diz que só este ano a Apae irá receber R$ 170 mil e que os recursos estão todos em dia. Sobre o asilo, a prefeitura já teria os recursos em caixa e só estaria aguardando aprovação na Câmara Municipal.
Não no Espírito Santo
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Theodorico Ferraço (DEM), arquivou o pedido de afastamento de Paulo Hartung (PMDB), protocolado por entidades sindicais no dia 30 de agosto. Para justificar sua decisão, Ferraço afirmou que o objeto do processo (crimes fiscais que teriam sido cometidos pelo governador) já está sendo analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES).
Aquecendo
Na Serra a artilharia já começa, vagarosamente, a reaparecer. O clima de paz da campanha de Vidigal (PDT), em respeito ao estado de saúde de Audifax (REDE), volta a dar lugar a críticas de abandono da prefeitura em áreas como saúde e segurança.
Apoio
Voltando ao rol de lideranças nacionais que devem comparecer ao Estado para apoiar candidatos a prefeito, Lelo Coimbra (PMDB) deve receber em breve o ministro Osmar Terra, seu amigo pessoal, e o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi. Bruno Araújo (PSDB), ministro das Cidades, também deve dar uma passadinha em Vitória. As datas serão definidas nesta semana.
Sem previsão
Enquanto o PT de Perly Cipriano espera Dilma, Lula ou outra grande liderança do partido, e Lelo os ministros, Luciano Rezende (PPS), Amaro Neto (SD) e André Moreira (PSOL) não têm previsão da vinda de lideranças nacionais para fortalecerem seus palanques. Alguns deles preferem não se queimar com algumas figuras…
Cabo eleitoral
Marcus Vicente (PP) tem sido um cabo eleitoral e tanto para candidatos a prefeito. Na lista há Ecoporanga, com Elias Dal’Col (PSD); Jaguaré com Rogerio Feitani (PMN); Linhares com Eliana Dadalto (PTC); São Gabriel com Céia e Cariacica com Juninho (PPS). Mais recentemente deu toda força à candidatura da sua esposa Naciene Vicente (PP) em Ibiraçu, ao lado de Ricardo Ferraço (PSDB) – outro que vai para o ranking de maiores cabos eleitorais de 2016.
Leia mais sobre o cenário político: