O governador Paulo Hartung (PMDB) fez um pronunciamento na noite deste sábado (17) na TV aberta por conta da grave crise hídrica que assola o Espírito Santo. A dura escassez de chuvas – que tem matado rios por todo o Estado – teve início logo após dezembro de 2013, quando, ironicamente, o Espírito Santo enfrentou uma de suas piores inundações da história. No pronunciamento, o governador ressaltou que em várias cidades do interior a falta d’água já é uma realidade e que a Grande Vitória, pela primeira vez, se encontra em cenário crítico, já que a vazão dos rios têm caído pela falta de chuva.
Ações
Hartung citou ações como o programa reflorestar, investimentos em barragens e a renegociação das dívidas com os produtores rurais – causadas justamente pela seca. Também citou a perfuração de poços pela Cesan e pediu intensa mobilização das famílias com amigos e vizinhos para superar esse “momento difícil”.
Solidariedade
Mais cedo, o governador participou do velório da mãe de Cesar Colnago (PSDB). Carolina Binda Colnago faleceu nesta manhã e o enterro aconteceu ao meio-dia, no cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra. No Facebook, Colnago prestou uma homenagem a sua mãe, com o poema “Para Sempre”, de Carlos Drummond de Andrade.
Meio ambiente
A ONG Juntos SOS Ambiental enviou mensagem a todos os candidatos a prefeito da Grande Vitória, solicitando planos de trabalho para mitigação da poluição do ar e solução das irregularidades na destinação dos esgotos que poluem as águas da Região Metropolitana. Apenas André Moreira (PSOL) respondeu e assinou um termo de compromisso.
Esclarecimento
Gerou polêmica a proposta de Eliana Dadalto (PTC), candidata à prefeitura de Linhares, de estadualizar o Hospital Geral de Linhares. Mas logo a equipe foi correndo para as redes para tentar explicar que a ideia é, supostamente, vantajosa para a população. Na noite dessa sexta (16), a candidata ainda fez um grande comício com o apoio do ex-governador Renato Casagrande (PSB).
Negado
Não vingou mesmo o pedido de recurso do candidato a prefeito de Vila Velha, Alan Cláudio Melo (PRTB). A Justiça indeferiu sua candidatura e o partido continua aguardando liberação para substituir a chapa majoritária.
Leia mais sobre o cenário político: