Medo de corte no salário faz ter quórum na Câmara de Vila Velha

Se na Assembleia e demais câmaras do Estado tem sido cada vez mais difícil manter o quórum nesse período eleitoral, no Legislativo canela-verde, vejam só, o problema raramente acontece. Nas duas sessões que acontecem por semana (Só?), os parlamentares tem comparecido em peso para realizar as votações em plenário. Uma lei aprovada no fim do ano passado determina que aquele que não apresentar justificativa convincente para a ausência terá o ponto descontado do salário. A medida, que já deveria ser praticada há bastante tempo, deixou os vereadores temerosos. Nessa crise, quem é que quer ter o salário reduzido, não é mesmo? Em Vila Velha, pelo menos, os vereadores estão fazendo a campanha fora do horário da sessão.

Denúncias
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) está tendo trabalho nesta eleição. De acordo com dados do Pardal, ferramenta utilizada para denunciar candidatos que estão desrespeitando a Lei, já contabiliza mais de 1,8 mil reclamações. O município da Serra continua sendo o líder do ranking. Depois vem Vila Velha, Vitória e Linhares.

Campanha irregular
Segundo os dados do órgão, as denúncias de propaganda irregular representam a maior parte das ocorrências, um total de 68%. Em seguida vem o uso da máquina pública, crimes eleitorais e compra de votos. Os juízes eleitorais estão de olho.

Feriadão
Os parlamentares tem tirado o sossego da senadora Rose de Freitas (PMDB). Ela tentou agendar as vontações das Medidas Provisórias (MPs) para a próxima quinta-feira (8), mas os parlamentares queriam viajar e emendar o feriado. A atitude fez a capixaba repensar em permanecer na função de líder do Governo. Não é fácil…

Missão oficial
Após visitar Singapura, o governador Paulo Hartung e o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, vão para a Holanda e passam um dia na Malásia, na cidade de Ipoh. Segundo Zé Carlinhos, a ideia é conhecer a operação terminal marítimo e do centro de distribuição de minério de ferro da Vale. “Grande parte do minério de ferro deste porto é proveniente do Porto de Tubarão, aqui no Espírito Santo”. A comitiva visita ainda o Porto de Roterdã, que é sócio do Porto Central, em Presidente Kennedy.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada