Depois de ameaçar sair da campanha do Solidariedade em Vitória, do candidato a prefeito Amaro Neto (SD), Enivaldo dos Anjos (PSD) resolveu declarar apoio ao colega deputado. Antes, o PSD da capital dizia que não teria sido convidado para participar da campanha no primeiro turno; que o número de vagas dadas ao partido na coligação era baixo e também que não teve vez no marketing do programa de TV. Apenas quatro dias depois e a conversa já é outra: agora o PSD afirma que vai integrar de forma definitiva a campanha de Amaro Neto no segundo turno, a partir do comprometimento do candidato a defender duas bandeiras de Enivaldo dos Anjos no programa de televisão: pó preto e máfia dos guinchos. Mas não é só isso. Enivaldo deu a Amaro a missão de descobrir o porquê da composição da ‘Arca de Noé’, como tem chamado o grupo formado por Luciano Rezende (PPS), Luiz Paulo (PSDB) e Lelo Coimbra (PMDB). Em conversa com a coluna no último dia 7, Amaro já havia deixado claro que não deixaria “barato” a formação dessa rede de apoio ao atual prefeito. Além de declarar que se Lelo apoiou Luciano é porque os dois se merecem, o deputado ainda disse que será difícil administrar Vitória “com tanta gente num barco só”.
Não para
O deputado federal Carlos Manato (SD) segue compartilhando vídeos que visam a desconstrução do projeto de Luciano Rezende e a união do trio do PPS, PSDB e PMDB. Depois de lembrar o fato envolvendo Gustavo de Biase (REDE) e o atual prefeito, divulgou um trecho de 2012 em que Luiz Paulo critica Rezende. Também lembrou o momento do debate promovido pela TV Vitória em que Lelo diz que só faltava Luciano criar a secretaria de maquiagem pública.
Correndo atrás do prejuízo
O prefeito de Vitória tem feito um tour pelas regiões que o desfavoreceram nas urnas eletrônicas no último dia 2. Os últimos lugares que frequentou foram Santo André, Consolação, Santos Dumont, Gurijica, Alagoano e Santo Antônio. Na região da Grande São Pedro, por exemplo, Luciano perdeu para Amaro de 1721 a 4883 votos. Em Consolação, de 759 a 1781. Já em Santo Antônio obteve 2063 votos contra 3708 do candidato do Solidariedade.
Ra-Re-Ri-Ro-Rose
A senadora Rose de Freitas (PMDB) declarou apoio ao candidato Max Filho (PSDB), em Vila Velha. Com a peemedebista em seu palanque, Max agora tem o apoio dos três senadores do Espírito Santo. Em um vídeo gravado para o tucano, Rose afirma que ele está mais maduro como político.
Solidários
Por outro lado, Neucimar Fraga (PSD), que por não exercer mandato tem menos apoio de parlamentares, conseguiu adesão do Solidariedade. Agora ele espera contar com o reforço de Manato e Amaro.
Emplacados
O governo do Estado conseguiu aprovar dois projetos na Assembleia Legislativa: a mudança do nome da Orquestra Filarmônica do Estado para Orquestra Sinfônica e também o Projeto de Lei que autoriza a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos a atuar como agente técnica de operacionalização do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), além de tornar o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) o agente financeiro exclusivo do PSA.
Mais debates
Vem aí novos debates promovidos pela Rede Vitória neste segundo turno. Vamos às datas: 18 de outubro, Serra; 19 de outubro, Cariacica; 20 de outubro, Vila Velha e 26 de outubro, Vitória. A transmissão terá início às 19h15 pelo Jornal da TV Vitória, pelo Folha Vitória e também pela fanpage do jornal online.
Leia mais sobre o cenário político: