Guerino Zanon já escolheu quase todo o seu secretariado; resta Esportes

O prefeito eleito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), já escolheu quase todos os nomes que farão parte do seu secretariado a partir de 1º de janeiro de 2017. Alguns o deputado estadual já divulgou em novembro, como os das pastas de Educação e Cultura; Saúde; Finanças; Agricultura; Meio Ambiente; Obras e Serviços Urbanos e Segurança Pública. Resta a Guerino escolher os chefes de gabinete e também o secretário (ou a secretária) de Esportes, pasta que comandou no governo do Estado até pouco tempo, na gestão Paulo Hartung (PMDB). O deputado também não vem economizando críticas a Jair Correa – o Nozinho Correa (PRTB), atual prefeito da maior cidade do Norte capixaba. Segundo Guerino, sua equipe de transição tem visitado as repartições públicas de Linhares e encontrado o caos.

Básicos

O prefeito eleito também já pediu para avisar que não adianta a população esperar por grandes obras em seu primeiro ano de mandato. “Na campanha toda pregamos organização e recuperar os serviços públicos sem preocupação com grandes obras, mas sim com os serviços básicos”, declarou à coluna.

Amigos para sempre

Para não variar, Amaro Neto (SD) e Marcelo Santos (PMDB) ficaram lado a lado no Palácio Anchieta durante a autorização para o edital de licitação da segunda fase das obras na avenida Leitão da Silva. Além da dupla de não eleitos às prefeituras de Vitória e Cariacica, também estiveram presentes os deputados Da Vitória (PDT), Gildevan Fernandes (PMDB) e Dary Pagung (PRP).

Câmara presente

Não só de Assembleia Legislativa viveu o evento do Palácio Anchieta. Vários vereadores de Vitória também estiveram presentes, como Serjão (PTB), Neuzinha de Oliveira (PSDB), Max da Mata (PDT), Rogerinho Pinheiro (PHS), Zezito Maio (PMDB) e Wanderson Marinho (PSC). Luciano Rezende (PPS) não compareceu, pois está em compromisso político fora da capital.

Luto

A tragédia com a Chapecoense foi lembrada no gabinete de Hartung. Logo no início o governador pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas do trágico acidente que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (29) na Colômbia.

Falou

Amaro Neto fez um breve discurso na autorização das obras e disse que elas só são possíveis, em parte, por conta da abertura de créditos autorizada pela Ales. O deputado estadual também relatou que conhecia Everton Kempes dos Santos Gonçalves, jogador morto na tragédia aérea da Colômbia, que foi campeão capixaba em 2006. Na época, Amaro ainda era narrador esportivo.

Comoção política

A bancada capixaba no Congresso também ficou comovida com a queda do avião que matou dezenas de pessoas. Os deputados Sergio Vidigal (PDT), Marcus Vicente (PP), Lelo Coimbra (PMDB), Evair de Melo (PV), Jorge Silva (PHS) e os senadores Rose de Freitas (PMDB), Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) prestaram homenagens às vítimas nas redes sociais.

Foi contra

O deputado federal Carlos Manato (SD) respondeu a coluna sobre a nota que questionava sua posição em relação à anistia ao caixa dois. Manato disse ser totalmente contra e lembrou discurso que fez na Câmara dos Deputados em prol da aprovação – na íntegra – do projeto proposto pelo Ministério Público Federal (MPF) e endossado por mais de 2,4 milhões de brasileiros.

Foi contra II

Manato lembrou ainda que foi um dos únicos dois deputados federais do Espírito Santo, assim como Jorge Silva, que no dia 24 votou contra o regime de urgência do projeto das medidas contra a corrupção. Segundo os bastidores, a votação em regime de urgência foi aprovada para que também se aprovasse, de afogadilho, o destaque que anistiava retroativamente o crime de caixa dois. Todavia, a manobra sucumbiu à pressão popular.