O prefeito eleito em São Mateus, Daniel Santana (PSDB) – conhecido como Daniel da Açaí – dará início às conversas com os vereadores eleitos, cuja maioria é da oposição. Dos 11 novos representantes do Legislativo municipal, apenas quatro foram eleitos na coligação de Daniel: Paulo Chagas (PT), Doda Mendonça (PRB), Jaciara (PT) e Ajalirio (PHS). Os demais foram eleitos pelas coligações dos candidatos Carlinhos Lyrio (PSD) e do deputado Freitas (PSB), que saiu mal da disputa, já que ficou em terceiro lugar.
Transição
O prefeito eleito promete agendar algumas reuniões com o Legislativo para apresentar informações colhidas pela equipe de transição junto à prefeitura de São Mateus, além de apresentar propostas para o mandato. “Acreditamos no bom senso dos vereadores e no apoio do Legislativo nesse esforço conjunto para equilibrar as finanças do município”, declarou Daniel Santana à coluna, acrescentando ainda que a transição está acontecendo de “forma tranquila”, a partir da “boa vontade” e da “cordialidade” dos servidores.
Educação
Cerca de 45 escolas da Serra devem ser beneficiadas com emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Bruno Lamas (PSB). O montante supera R$ 1 milhão.
Parabéns
Falando no Freitas e no Bruno Lamas, os dois parlamentares parabenizaram o ex-governador e atual presidente da Fundação Mangabeira, Renato Casagrande (PSB). De Lamas, Casagrande ganhou uma camisa do Botafogo.
Mais velho
Outro aniversariante é o partido de Casagrande, porém o ex-governador é mais velho. Enquanto o PSB-ES completa 30, ‘Casão’ acumula 56 anos de idade.
Zerado
Por meio de resolução aprovada na sessão do Pleno, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) agora tem prazos para apreciação e julgamento dos processos de controle externo e metas de redução de estoque processual. O objetivo é que até 2020 todo o estoque seja eliminado.
Checklist
Nas metas de prazos estão incluídas as prestações de contas anuais do governador, dos prefeitos e das Câmaras Municipais.