Por Weverton Campos ([email protected])
O acordo feito por Neidia Maura Pimentel (PSD), o prefeito Audifax Barcelos (REDE) e os 11 vereadores da situação para ser reeleita presidente da Câmara Municipal da Serra é o assunto do momento. Ela diz que havia a promessa do grupo dos 12, ligado a Sergio Vidigal (PDT) e do qual originalmente fazia parte, de registrar a chapa com seu nome figurando como presidente. Esse acordo, entretanto, teria sido quebrado quando a chapa foi registrada com o nome de Basilio da Saúde (PROS) como o cabeça. Diferentemente do que diz a presidente da Casa, a chapa dos 12 nega veementemente que havia um acordo. No dia da eleição da nova Mesa Diretora, o nome de Neidia apareceu nas duas chapas que iriam disputar: numa como secretária, com Basilio da Saúde como presidente, e na outra, formada por aliados de Audifax, como presidente, sendo que os nomes ventilados até então para encabeçar o grupo eram os de Alexandre Xambinho (REDE) ou Guto Lorenzoni (PP). Além de negar a existência de um acordo, o grupo dos 12 afirma que ela concordou em ser inscrita como secretária após 45 dias de articulação e reuniões. Vale lembrar que há uma semana Neidia Maura Pimentel, que tem grau de parentesco com Audifax, estava posicionada ao lado do prefeito na sessão solene em homenagem ao Dia do Cidadão Serrano e sequer o cumprimentou. Por essa e outras, o ‘vira-casaca’ da vereadora pegou parte do meio político de surpresa. Fontes da Câmara e da prefeitura afirmam que não acreditam que essa mudança de lado tenha sido apenas para a presidente se perpetuar no mandato. A tese é de que há mais em jogo do que esse interesse pessoal.
Encontro
Pessoas ligadas aos vereadores da oposição contaram que, um dia antes da posse, Neidia se reuniu com Audifax Barcelos. Nessa oportunidade é que a negociação entre os dois teria sido efetivada. Antes de se reunir com Neidia, o prefeito teria se movimentado para ‘fisgar’ algum vereador do grupo de Vidigal e virar o jogo na disputa pela presidência, mas não logrou êxito.
Na Justiça
A chapa de Basilio da Saúde afirma que irá à Justiça tirar algumas dúvidas sobre a legalidade do processo. Um dos questionamentos será o fato do nome de Neidia aparecer em duas chapas inscritas para a Mesa Diretora.
#NãoVaiTerTraíra
Não foi só para aparecer bem na mídia que Audifax resolveu exonerar todos os comissionados da administração municipal. Dizem que o prefeito quer afastar de vez todos os ‘traíras’ que comprometeram, em menor ou maior grau, seu último mandato. Agora só devem ter vez os verdadeiros aliados. Dos cerca de 550 cargos, o redista deve reocupar cerca de 400.
Esperado
Sem surpresa, foi eleito para a presidência da Câmara de Vitória Vinícius Simões (PPS); Em Vila Velha, Ivan Carlini (DEM) foi para o seu quinto mandato; Em Cariacica foi reconduzido Cesar Lucas (PV).
Novo
O governador Paulo Hartung (PMDB) recebeu a lista tríplice para definir o novo defensor público-geral do Estado. Hartung agora tem 15 dias para fazer a definição. Entregue pelo atual DPG, Leonardo Oggioni, a lista tem os nomes de Humberto Carlos Nunes, Sandra Mara Vianna Fraga e Jeferson Carlos de Oliveira.
Rede
Em Aracruz, Alcântaro Filho (REDE) foi eleito presidente da Câmara. A Mesa Diretora, além de Alcântaro, tem os nomes de Romildo Broetto (PV) como vice-presidente; Dileuza Marins Del Caro (PSB) como 1ª secretária e Roni (PRP) figurando como 2º secretário.
Cortesia
Carlos Mannato (SD) fez questão de comparecer à sessão de posse do prefeito eleito de Aracruz, Jones Cavaglieri (SD). Além de Jones, o Solidariedade elegeu outros dois prefeitos no Estado.
Panorama no Sul
Em Cachoeiro de Itapemirim, onde foi registrada chapa única para disputar a Mesa Diretora, Alexandre Bastos Rodrigues (PSB) foi eleito o presidente da Câmara para o próximo biênio. Também foram eleitos Wallace Marvila (PP) para vice-presidente; Renata Fiório (PSD) como 1ª secretária e Diogo Lube (PDT) como 2º secretário.
Jovem
Em Laranja da Terra, Gilson Gomes Filho (PMB) foi eleito o presidente do Legislativo. Ele é considerado o mais jovem do Espírito Santo nessa posição.
Primeiros atos
Um dia após ser empossado, o vereador de Vitória Leonil Dias (PPS) já enviou seis indicações ao prefeito Luciano Rezende (PPS). Uma delas diz respeito à implantação de um Pronto-Atendimento (PA) 24 horas onde hoje funciona a Unidade de Saúde de Andorinhas.