Aliança de Ricardo Ferraço e Magno Malta ainda segue firme

Em discurso na tribuna do Senado, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES)

Por Weverton Campos ([email protected])

Com vistas a 2018, os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Magno Malta (PR-ES) têm feito “dobradinha” no que diz respeito a posicionamentos sobre temas de interesse nacional. Nos bastidores da política, comenta-se que a dupla quer se proteger contra interessados em suas vagas, que estarão a prêmio no ano que vem, diferentemente da de Rose de Freitas (PMDB-ES). O último exemplar da voz uníssona entre os dois foi a crítica proferida contra a proposta de Romero Jucá (PMDB-RR), que pretendia blindar os presidentes da Câmara e do Senado de crimes praticados fora do período de mandato. Pela péssima repercussão que teve a PEC, o peemedebista retirou o texto. Entretanto, mesmo assim Ferraço resolveu fazer uma PEC que proíbe que réus em processos penais ocupem qualquer cargo de chefia em âmbitos municipais, estaduais e federais, como resposta ao deslize de Jucá. O projeto foi bem repercutido entre o eleitorado do tucano.

Discurso

Magno Malta também não perdeu tempo e disse que a proposta de Jucá era um escárnio. Segundo o senador, ainda bem que alguém teve juízo para pedir que a PEC fosse retirada de pauta. Ele se referia a Eunício Oliveira (PMDB-CE),  recentemente eleito o novo presidente do Senado, que teria feito um apelo para Jucá desistir da blindagem.

Ferrovia

O deputado federal Givaldo Vieira (PT-ES) cobrou do Ministério da Justiça a criação da Polícia Ferroviária Federal. Segundo o parlamentar, o órgão é previsto pela Constituição de 1988. Além disso, a medida se justificaria pelos inúmeros casos de roubo e tráfico de armas e drogas nas ferrovias.

Corrupção

O PRB nega que o presidente nacional licenciado do partido, ministro Marcos Pereira, tenha recebido dinheiro da Odebrecht proveniente de caixa dois na campanha de 2014. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo.

Despedida

Wander Show (PRP) se despediu nesta sexta-feira (17) do posto de intérprete da escola Chega Mais. Agora, ele pretende se dedicar ao mandato de vereador em Cariacica. No currículo de Wander estão outras escolas, como Barreiros, Imperatriz e Boa Vista.

Manguezal

Já o vereador da capital, Denninho Silva (PPS), participou de um mutirão de limpeza na orla do manguezal da região da Grande Goiabeiras. Vitória abriga um dos maiores manguezais urbanos do mundo.