A pouco mais de uma semana da votação para a presidência da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), as duas chapas concorrentes correm contra o tempo para tentar desempatar o placar de prefeitos aliados e vencer a eleição. Os 78 prefeitos devem votar no próximo dia 28, mas, até agora, pelo menos 30 estão indecisos.
Gilson Daniel, prefeito de Viana e Guerino Zanon, de Linhares, conseguiram, com muito diálogo, neutralizar as outras candidaturas previstas, como as do prefeito de Cariacica, Juninho, e Neto Barros, de Baixo Guandu. Mas, além do diálogo, os candidatos contaram e continuam contando com o apoio de lideranças políticas interessadas em muito mais.
Guerino, o candidato palaciano, tem contado com a intervenção de secretários estaduais para fazer a ponte com os prefeitos que ainda não decidiram o voto. Interlocutores do governo garantem que Paulo Hartung está bem preocupado com a disputa, já que, por um momento, acreditava-se que a campanha teria chapa única, o que garantiria facilidades ao governador para as eleições de 2018.
Mas, Gilson Daniel foi abraçado por duas forças políticas de muito peso. Uma delas tem de interesse defender a própria honra. O ex-governador Renato Casagrande, que não se reelegeu em 2014, tem viajado o estado inteiro para debates sobre o “desenvolvimento regional”. E quem diria, ladeando Casão, está a senadora Rose de Freitas, que nos últimos três anos não é bem vinda no Palácio Anchieta e quer mudar o quadro.
A semana que vai começar promete reuniões, conversas a portas fechadas, telefonemas, debates acalorados e muitas visitas a gabinetes. Mas, Gilson já apresenta vantagem, uma vez que apresentou uma plataforma de propostas para ajudar os prefeitos, que vem enfrentando tempos caixa quase vazio, contas apertadas e austeridade.
Guerino, talvez por discrição ou mesmo por estratégia, ainda não divulgou sua plataforma, e nem se sabe se tem uma. Mas, não dá para negar que contar com o apoio do Palácio dá certa comodidade ao candidato. Daqui pra frente é esperar e fazer as apostas.
Líder tucano
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Vandinho Leite foi eleito, nesse sábado (18), o novo presidente do PSDB da Serra. A convenção municipal contou com a presença do senador Ricardo Ferraço e do vice-governador César Colnago.
Debate
A semana vai começar com debate entre as chapas que disputam a presidência do diretório de Vitória. O debate será nesta segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores.
10%
Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Vitória, o projeto de autoria do vereador Leonil, que obriga a contratação de músicos da Capital para eventos que tenham na programação, a participação de artistas de fora do Espírito Santo. O texto ainda precisa ser aprovado em plenário e, claro, ser sancionado pelo prefeito Luciano Rezende. Segundo o projeto, o artista capixaba deve receber, no mínimo, 10% do valor do cachê do nacional. Bom, já é um começo dar emprego aos artistas locais.