Chapa da mudança vence primeira fase de eleições internas do PT

A chapa comandada pelo deputado Givaldo Vieira venceu a primeira etapa das eleições internas do PT-ES. Givaldo obteve 2,5 mil votos, dos pouco mais de 5 mil. Nos dias 4 e 5 de maio os petistas voltam às urnas para escolher quem será o novo presidente da sigla. O ex-prefeito João Coser, que ficou com pouco mais de mil votos se enfraquece ainda mais, após essa derrota dentro do próprio ninho. Petistas disseram à Coluna que Coser pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal ano que vem. O problema é que ele teria que primeiro enfrentar os próprios correligionários que querem o mesmo. Givaldo e Helder devem tentar a reeleição, além de Iriny Lopes, que quer voltar a bater ponto em Brasília.

Infinito
Supondo que João Coser queira evitar maiores constrangimentos, ele deve apostar na candidatura a deputado estadual. No entanto, esse cenário também é complicado, uma vez que o PT deve aparecer, em 2018, com uma infinidade de candidatos às cadeiras da Assembleia Legislativa. Como a aliança com o PMDB deve ser rompida, claro, após confirmada a vitória de Givaldo, o PT teria que sair sozinho.

Sem palavra
O deputado José Esmeraldo voltou a disparar contra o governo do estado. Ao saber que uma indicação do colega Josias Da Vitória, no valor de R$ 400 mil para pavimentar ruas do interior, havia sido aprovada, Esmeraldo cortou o barato do pedetista. “Vai sair no Dia de São Nunca. Nem nossas emendas estão saindo. Não acredito que essa indicação vai ter êxito. Não vai sair, porque para sair as nossas emendas está a maior dificuldade. Já passou três meses e eu não consegui nada. Não sei se o deputado Dary Pagung conseguiu, se o líder do governo conseguiu, se Raquel Lessa conseguiu”, disse, referindo-se a deputados da base do governo.

Plano atrasado
O Plano Estadual de Recursos Hídricos foi lançado pelo governo do estado no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, em uma solenidade concorrida no Palácio Anchieta. Naquele dia menos de 10 deputados estaduais compareceram ao evento. Alguns chegaram a dizer que não foram convidados. Acontece que, depois de passado todo esse tempo, agora ficou definido que o Plano será “apresentado” aos parlamentares.

Meio ambiente
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ales, Rafael Favatto declarou que é importante que o Plano Estadual de Recursos Hídricos seja apresentado aos deputados antes que o projeto tramite na Assembleia Legislativa (Ales) como forma de promover o debate e aproximar o tema do parlamento. Mas, nem sempre tem sido assim. Está cada vez mais comum, matérias do governo serem votadas a toque de caixa na Casa. Muitas chegam e são aprovadas no mesmo dia

Obra da Cesan
A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa vai visitar a obra da Cesan no bairro Alzira Ramos, em Cariacica. O maior interessado em saber em que pé anda o trabalho é o deputado Marcelo Santos, que é presidente do colegiado. Marcelo perdeu as últimas eleições municipais em seu reduto eleitoral, que é Cariacica, e seu mandato é todo focado para o município.

Professor deve pagar menos
O deputado Euclerio Sampaio quer que os professores tenham desconto na tarifa do transporte coletivo no estado. Segundo o projeto do parlamentar, os docentes devem passar a pagar 50% do valor nos dias e horários de trabalho. “Vemos a proposta como uma forma de incentivo econômico àqueles professores que ainda toleram um salário incompatível com sua importante função e, indecentemente, não recebem nem auxílio-transporte proporcional ao gasto diariamente com o transporte público”, declarou Euclerio.