O deputado federal Givaldo Vieira está tentando minar as forças dos adversários para as eleições internas do PT capixaba. Nessa quinta-feira (08), o parlamentar trouxe ao estado, o senador Lindberg Farias, que é candidato à presidência do PT nacional. Lideranças petistas afirmam que Lindberg vencerá chamado PED 2017 e vai comandar o partido daqui pra frente. Simpatizantes de Givaldo vêm pedindo votos alegando que “é preciso tirar o PT capixaba das mãos dos caciques petistas João Coser, Eliezer Tavares e Nunes.
Exemplo capixaba
Durante a votação do Supremo Tribunal Federal (STF), nessa quarta-feira (07), que decidiu proibir o direito de greve por parte de policiais de qualquer carreira, foi citada a crise na segurança pública no Espírito Santo. O ministro Luis Roberto Barroso afirmou que seu voto a favor da proibição das greves foi influenciado pela paralisação da PM capixaba. “Nós testemunhamos os fatos ocorridos no Espírito Santo, em que, em última análise, para forçar uma negociação com o governador, se produziu um quadro hobbesiano, estado da natureza, com homicídios, saques”, declarou o ministro Barroso.
Correção – Duda Brasil
Diferente do que publicou a Coluna, nessa quinta-feira (06), o vereador de Vitória, Duda Brasil, do PDT não está envolvido em denúncia de funcionários fantasmas em seu gabinete. A assessoria do parlamentar esclareceu que, na verdade, a investigação comandada pela Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), da Câmara Municipal de Vitória, se refere a uma denúncia sobre desentendimento entre um munícipe e uma servidora. A Coluna reconhece o erro e reforça seu compromisso com a publicação da notícia verdadeira.
Eleição na Educação
Profissionais da educação estão de bem com o prefeito de Vila Velha, Max Filho. O prefeito sancionou a lei que estabelece o processo de eleição direta dos diretores escolares no município. A lei é resultado de várias reuniões realizadas pela Câmara Municipal com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes). e representantes da categoria. Com a lei, pais, alunos, professores e servidores da educação escolhem, por meio de voto, quem serão os próximos diretores escolares.
Contra Reforma
A deputada federal Norma Ayub se manifestou sobre a Reforma da Previdência. Segundo Norma, não há necessidade de alterar as idades vigentes, nem de reduzir valores já estabelecidos em lei. Na opinião da parlamentar, se isso acontecer seria “uma crueldade com os trabalhadores, principalmente nessa época em que o povo brasileiro já sofre tanto economicamente, e sem a atenção necessária, especialmente na área de saúde”. Norma Ayub disse, ainda, que votaria favorável caso o texto da lei beneficiasse os trabalhadores, como também os que dependem do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Discurso oportunista
Do outro lado, aliás, o único deputado capixaba favorável ao texto original da Reforma Previdenciária, Lelo Coimbra declarou que muita gente está “dando margem a interpretações equivocadas e oportunistas visando as próximas eleições, como os deputados do PT”. Ainda, segundo Lelo, a Reforma é necessária, “pela evolução de maior tempo de vida após nascimento e após se aposentar, somado ao rombo deixado pelos governos anteriores”.
Prestação de contas
O secretário estadual de saúde, Ricardo de Oliveira, vai até a Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (07) para apresentar aos deputados a prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2016. A audiência pública será realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento da Casa.
Almoço do PSD
O subsecretário de Estado de Logistica, Transporte e de Comércio Exterior, Neucimar Fraga, teve uma reunião com o deputado Enivaldo dos Anjos e o vereador Adeilson Horti Super. Ambas as lideranças são do PSD. O encontro aconteceu em um charmoso restaurante na Praça do Papa, onde eles degustaram o cardápio do dia, que faz parte de um festival de gastronomia que está movimentando Vitória. Segundo fontes ligadas ao partido, Neucimar, Enivaldo e Adeilson ficaram mais de duas horas no local, conversaram sobre o estado, sobre Vila Velha e riram muito.
Semanalmente
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) criticou a falta de juiz no Fórum de Marilândia. Segundo Mafra, o município é pequeno, mas, tem cerca de três mil processos. O juiz substituto de Linhares atende Marilândia uma vez por mês. Ainda de acordo com Homero Mafra o ideal é ter o juiz pelo menos duas vezes por semana.