Muita gente se lembra que entre 2013 e 2014 falava-se muito na construção de um porto de águas profundas, chamado também de super-porto, no Espírito Santo. Primeiro seria na Serra e depois falaram que seria em Ponta da Fruta, Vila Velha. Teve audiência pública, promessa de políticos e disseram até que havia uma empresa coreana interessada. Nesta terça o deputado Esmael de Almeida (PMDB) aproveitou para perguntar sobre isso ao diretor da CODESA Guilherme Magalhães que esteve na ALES. Com muito cuidado, para não magoar os capixabas, Guilherme disse que “o cenário econômico do país mudou e esse porto desceu na lista de prioridades”. Para o leitor traduzir melhor, lembre-se que os nossos governantes dizem que Saúde, Educação e Segurança são prioridades. Se o que é prioridade está do jeito que todos nós sabemos… Imagina o que desceu nessa lista!
CPI vai esquentar semana que vem na ALES
Pode ter condução coercitiva na CPI da Máfia do Guincho. Os deputados querem que o secretário de Defesa Social de Cariacica José Alexandre Fraga Ribeiro seja levado à força para depôr na semana que vem. Ele foi convocado com os demais comandantes das guardas municipais da Grande Vitória, na sessão desta segunda, e não foi.
Ontem informamos aqui que o secretário não se posicionou. Erro nosso, pedimos desculpas ao secretário José Alexandre. Ele disse que a comunicação da ALES não chegou até ele e por isso não compareceu. Já enviou ofício à CPI e está a disposição, não sendo necessária uma condução coercitiva.
Corrupção é corrupção, não importa o valor
Acostumados a saber sobre escândalos de bilhões, muitos capixabas ficaram surpresos hoje com a notícia dos vereadores de Governador Lindenberg que foram condenados por desvio de dinheiro público. Os vereadores Edmar Luiz Piona, Eduardo Ribeiro da Silva e Leocir Fehlberg receberam R$ 2.200 cada (não está escrito errado, o desvio foi só de R$ 2.200) para ir num evento de três dias em Governador Valadares, MG, assinaram a lista de presença só no primeiro dia e sumiram. Tem político em Brasília rindo disso. Mas corrupção é corrupção e dinheiro público é sagrado. Vereador que rouba mil pode virar deputado que rouba milhão.
Tudo certo para a nova corrida eleitoral em Muqui
Começa sábado a campanha eleitoral em Muqui. Dois grupos políticos se rivalizam no município do sul do estado, mas a eleição vai ter seis candidatos. Dois dizem ter apoio do grupo do ex-prefeito Aluísio Filgueiras (PSDB) morto em dezembro e dois dizem ter apoio do ex-prefeito Frei Paulão (PSB) que ganhou mas não levou a eleição do ano passado. A candidatura foi cassada pelo TRE e ele perdeu também no TSE. E tem ainda dois candidatos desconhecidos da maioria dos eleitores, mas acreditam que vão ganhar. Quem for eleito tem que torcer que Frei Paulão não ganhe o recurso ao STF, porque senão é ele que assume.
Ferraço conseguiu pelo menos ler relatório na CAE
Não teve briga nem tumulto na sessão da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos no Senado) mas não dá pra dizer que a Reforma Trabalhista avançou. O relator Ricardo Ferraço (PSDB) conseguiu fazer o que queria na semana passada, ler um resumo do seu relatório. Um acordo com a oposição fez a votação da matéria ir para a semana que vem. De um lado Ferraço ganhou projeção com essa relatoria. De outro perdeu votos por estar ligado a algo que os trabalhadores não concordam.