Até vereadores de Vila Velha que votaram a favor, acreditam que o prefeito Max Filho (PSDB) vai vetar o projeto de lei que pretende dar passagem de ônibus de graça para quem está desempregado. A ideia é ajudar essas pessoas a procurar emprego sem gastar com transporte, mas há um problema: Não existe passagem de ônibus de graça. Alguém vai ter de pagar! Ou os demais passageiros (com aumento na tarifa) ou toda a população (impostos) com aumento no subsídio das empresas de ônibus. O projeto foi aprovado na Câmara e está na mesa do prefeito.
Quanto custa um fim de semana nas Montanhas Capixabas?
Três deputados assinaram nesta terça-feira um requerimento pedindo informações sobre os gastos com o Seminário de Planejamento Estratégico feito pelo Governo do Estado no último fim de semana. Em alguns discursos na ALES nesta segunda e terça, surgiram críticas aos gastos com o evento, já que o Palácio Anchieta afirma que não há dinheiro para quase nada. Só com a consultoria para a realização do seminário foram R$ 249.000,00. O contrato está publicado no Diário Oficial. A oposição também quer saber porque o seminário tinha que acontecer num hotel nas Montanhas Capixabas.
Finalmente saiu a carta dos pescadores
A deputada Janete de Sá (PMN) conseguiu assinatura de todos os deputados estaduais e enviou nesta terça-feira para Brasília a Carta do Espírito Santo. O documento serve para pressionar o Ministério do Meio Ambiente a reeditar a portaria 161/2017, que retirou algumas espécies de peixe da lista de proibições. A portaria em vigor não contempla os pescadores daqui e por isso eles querem que ela seja reeditada, liberando espécies presentes no litoral capixaba. O detalhe é que a mudança dessa portaria foi prometida, há duas semanas, pelo Ministro Sarney Filho, à bancada federal capixaba. Será que os deputados estaduais terão mais sorte?
O PT deve mesmo sair do governo PH
Parece que pelo menos isso o grupo de Givaldo Vieira conseguiu. Perdeu a eleição para João Cóser, no fim de semana, mas aprovou a decisão do partido, de deixar o governo Hartung e ela será cumprida. Cóser disse, nesta terça-feira, que o partido vai entregar os cargos no governo até julho.
Vem aí briga entre concessionárias de rodovias
A Rede Vitória já mostrou isso. Tem um buraco embaixo do viaduto da CEASA que só aumenta. O DNIT diz que a responsabilidade é da ECO 101. A ECO diz que é com DNIT porque ali não é 101 e sim 262. Quando for feita a concessão da BR-262, seria bom que o DNIT definisse, em documento, que rodovia é aquela. Senão teremos jogo de empurra entre duas concessionárias. Mais difícil de resolver do que entre concessionária e governo.